Sabia que usar roupas coloridas no trabalho leva a aumentos salariais e promoções?

Uma pesquisa recente apontou a evidência de que as cores das roupas podem levar a aumentos salariais e promoções, ou seja, a escolha do seu guarda-roupa é capaz de influenciar a sua carreira.

De acordo com o estudo publicado no Telegraph, vestir roupas com um toque de cor pode fazer com que as pessoas pareçam mais criativas. Com isso, elas conseguem mais aumentos salariais e promoções. Na prática, o que essa investigação indica é que deixar de lado a formalidade das roupas de escritório pode ter um impacto benéfico sobre a carreira.

O estudo foi realizado em Inglaterra, onde 20% dos trabalhadores evitam usar qualquer cor que não seja o preto, o branco ou o cinzento. Apenas um em cada cinco profissionais britânicos entre 18 e 34 anos veste roupas coloridas.

De acordo com a pesquisa, a razão da influência positiva das roupas coloridas é simples: usar mais cores garante a impressão de que os profissionais são mais confiantes e criativos. As roupas coloridas ajudam a construir uma imagem positiva.

A investigação foi realizada com 2 mil , sendo que entre os participantes, um em cada três afirmou que se sentia mais confiante vestindo roupas mais alegres.

O estudo foi conduzido pelo psicólogo Cary Cooper, professor de Psicologia Organizacional e Saúde na Manchester Business School, que defende que usar roupas de trabalho coloridas faz com que as pessoas sejam mais facilmente notadas.

O especialista afirma que as mulheres tendem a usar a cor para melhorar o seu humor. «A psicologia da cor tem sido muito utilizada no mundo dos negócios, mas só recentemente passou a ser aplicada pelos trabalhadores individuais para aumentar o poder de influência no trabalho», refere.

Para alguns especialistas em Recursos Humanos é mais fácil vestir roupas coloridas quando se trabalha em áreas como publicidade, relações públicas ou meios de comunicação, mas nem sempre é possível explorar as cores em ambientes como bancos e escritórios de advocacia, por exemplo.

Para quem trabalha em sectores mais formais, é possível expressar-se através do uso de lenços coloridos ou acessórios.

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...