Salários médios em Espanha são superiores aos de Portugal. Saiba quanto

A Ceinsa, especialista em consultoria de remuneração de Espanha e parceiro da Seresco na Península Ibérica, apresenta uma análise das práticas remuneratórias de Portugal e de Espanha. Enquanto vizinhos e Estados-Membros da União Europeia, ambos os países partilham algumas políticas retributivas. Historicamente, Espanha ostenta salários mais elevados e uma carga fiscal mais reduzida. Conheça os valores em pormenor.

 

Para compreender a evolução salarial de ambos os países, a Ceinsa e a Seresco analisaram alguns dados económicos. Por exemplo, ao nível da evolução do PIB observam-se similaridades gráficas, ainda que com as devidas distinções.

Nos primeiros anos analisados, a diferença no Produto Interno Bruto de ambos os países não superava os 35%. Desde 2004 até 2015, a mesma aumenta substancialmente, sendo mais elevada de 2006 a 2008, chegando a um máximo de 43,23% em 2006. É apenas em 2018 que este intervalo diminui, e em 2022 alcança-se uma diferença de 20,19% entre o PIB de Portugal e Espanha.

Estas diferenças e semelhanças reflectem a diversidade e a evolução individual de cada país. Analisando a evolução do salário médio em Portugal e em Espanha, usando informação disponibilizada pelo portal datosmacro.com do jornal espanhol Expansión, pode observar-se um comportamento similar entre o PIB e os salários médios dos espanhóis e dos portugueses. Os dados indicam que o intervalo entre ambos os países tem vindo a diminuir ao longo dos anos, o que leva a considerar que, num futuro próximo, os salários em ambos os mercados serão cada vez mais semelhantes.

 

Olhando para a diferença nos salários médios de Portugal e Espanha, observa-se que a mesma estabelecia-se nos 58,58% em 2000, tendo vindo a diminuir progressivamente durante os anos seguintes. Nos últimos quatro anos analisados, a diferença registada foi de 39,45% em 2019, 31,01% em 2020, 33,32% em 2021 e 31,25% em 2022.

Na tabela seguinte, pode ver-se o detalhe destes mesmos dados de evolução anual do salário médio de ambos os países, com a diferença percentual entre ambos:

 

Fonte: datosmacro.com

 

Durante os 22 anos em análise, a média da diferença salarial registada entre Portugal e Espanha é de 46,15%, com uma clara tendência para a diminuição deste hiato. Espanha tem apresentado uma variação mais marcada do salário médio, com pico mais notáveis do que aqueles registados em Portugal.

Para ilustrar os dados com precisão, concentraram-se nas duas principais cidades de cada país, Lisboa e Porto em Portugal, e Madrid e Barcelona em Espanha. As conclusões globais segundo o último relatório de remunerações de 2023 são:

· Em Espanha, a diferença no salário médio entre as duas grandes cidades estudadas, Madrid e Barcelona, é de 7%.

· Fazendo a mesma análise em Portugal, a diferença no salário médio entre Lisboa e Porto é de 6,07%.

Se se tiver Barcelona como referência e comparar as cidades de ambos os mercados, obtém-se as seguintes diferenças percentuais:

 

Em baixo, na tabela, detalham-se os salários para algumas funções, de acordo com o estudo salarial da CEINSA, onde se observam as diferenças comentadas a nível global:

 

 

Ler Mais