Samsung garante certificação de boas práticas de RH

samsungepCarlos Rodrigues, director de RH da Samsung Portugal, explica o que significa a certificação Top Employer, relativa às políticas e processos de gestão operacional de Recursos Humanos da empresa.

A Samsung Portugal garantiu a certificação Top Employer, da Corporate Research Foundation (CRF), consultora holandesa de RH , lado a lado com dez subsidiárias europeias da Samsung – Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Bélgica, Suécia, Áustria e Polónia – reconhecendo assim as políticas e processos de gestão operacional de Recursos Humanos da empresa.

A certificação, explica a CRF, é efectuada através de um inquérito interno e de uma auditoria externa, conduzida pela Grant Thornton, e responde a um conjunto de critérios relativos ao standard internacional de boas práticas de Recursos Humanos. A consultora holandesa refere, a título de exemplo, que, em 2012, 11% das empresas candidatas a esta certificação ficaram a meio do caminho.

Carlos Rodrigues, director de Recursos Humanos da Samsung Portugal, explica à Human Resources Portugal o significado desta certificação.

Quais são os objectivos da Samsung com esta certificação?

Numa empresa como a Samsung os ciclos de inovação são cada vez mais curtos e fazem parte da vida da organização. O desafio da área dos Recursos Humanos é facilitar essa mudança e apoiar o alinhamento entre as pessoas e esses objectivos.

Nesse sentido, o processo de certificação é o compromisso da organização com as exigências necessárias para poder oferecer as melhores condições de trabalho aos seus colaboradores. Também é uma forma de validar as nossas práticas e políticas de RH, ou seja, através da comparação com as outras subsidiárias da Samsung na Europa, bem como outras empresas com práticas de topo.

Que alterações fizeram na operação portuguesa para cumprir com as exigências desta certificação?

O trabalho desenvolvido nos últimos anos na Samsung em Portugal deixou-nos bem posicionados para obtermos esta certificação. As políticas desenvolvidas nas áreas de acolhimento e formação inicial, integração, gestão de desempenho, reconhecimento, gestão de carreiras e revisão do sistema de compensação e benefícios, contribuíram para esta certificação.

Foram apontados critérios decisivos para que esta certificação vos tenha sido atribuída?

Os principais factores que contribuíram para este reconhecimento foram as áreas de Gestão de Carreiras, de desenvolvimento de planos de carreira e de sucessão interna, Identificação e Gestão de Talentos, de formação e desenvolvimento de competências e Gestão do Desempenho, na gestão por objectivos. Outro ponto valorizado foi o pacote de compensação e benefícios, onde através do estudo local da consultora Mercer, efectuamos a revisão anual das políticas nesta área.

Outro factor valorizado para esta certificação foi o projecto “Samsung & U” criado em 2012. Este programa é orientado para o bem-estar das nossas equipas possibilitando flexibilidade de horários, oferta de serviços como massagens ou babysitting no escritório, celebração de eventos relevantes como o Dia da Mulher, com manicure no escritório, o Kid’s Day in the Office, para os filhos dos colaboradores e o aniversário da empresa em Portugal, com actividades de teambuilding. Este programa contou também com um espaço conhecido por “Creative Room” desenvolvido com o objectivo de estimular a criatividade em reuniões e formação, bem como proporcionar um espaço fun (cesto basket, dardos, saco de boxe, consola de jogos).

Que outras estratégias utilizam para captar e reter talento na operação portuguesa?

Na Samsung Electrónica Portuguesa promovemos a gestão do talento através de dois programas: “Blue Evolution”, centrado em talento jovem que atraímos das universidades parceiras, e “STaR – Samsung Talent Review”. Neste último identificamos e desenvolvemos dois tipos de profissionais: “Best Bets”, profissionais identificados com o ADN Samsung (apaixonados, criativos e eficazes) que se distinguem pelos resultados e liderança, e que um dia poderão ocupar posições de relevo na organização, e os “Core Talent”, que correspondem a profissionais com posições chave na organização.

Recentemente a Samsung tem procurado estar mais próxima dos recém-licenciados, participando nos fóruns de carreira onde divulga as suas práticas de Recrutamento e a sua oferta para este grupo – Blue Evolution. Este programa consiste em estágios de 12 meses onde a aprendizagem é feita em contexto real de trabalho, apoiados por um tutor. Os estagiários integram diferentes equipas, participando nos desafios das equipas. No final do programa cada estagiário passa por um processo que contempla uma avaliação de competências por parte do tutor e a apresentação dos resultados do seu projecto à Administração. Os estagiários que mais se destacarem são convidados a integrar a organização.

No que respeita aos Core Talent, para além do mapeamento interno, trabalhamos com os nossos parceiros no mapeamento sistemático dos melhores profissionais do mercado que não se resume ao sector tecnológico. A atracção e retenção destes profissionais passa pela apresentação de desafios ambiciosos e mobilizadores, bem como, por condições de trabalho competitivas, planos de formação e carreira a médio-longo prazo.

Ler Mais