São estas as cinco linguagens de programação mais procuradas pelas empresas em Portugal

À medida que a indústria da tecnologia continua a crescer e a expandir-se em Portugal, as empresas estão cada vez mais à procura de profissionais qualificados em competências de programação. Assim, a Ironhack, escola de tecnologia, apresenta as cinco linguagens de programação mais procuradas pelas empresas actualmente.

 

Se procura uma carreira nesta área, tome nota:Python: utilizada no desenvolvimento Web, na análise de dados e em ambientes de automatização, Python é uma linguagem de programação versátil e fácil de aprender, famosa pela sua simplicidade e legibilidade. A sua versatilidade faz com que seja uma ferramenta poderosa para uma vasta gama de aplicações e uma excelente escolha para principiantes nesta área. Enquanto o excel é limitado a uma determinada quantidade de dados, o Python consegue geri-los em volumes infinitamente maiores.

JavaScript: usada para criar páginas Web interactivas, a linguagem JavaScript está presente tanto no front-end como no back-end e foi concebida para criar aplicações centradas na rede. É uma linguagem interpretada, de alto nível, multiparadigma e dinâmica. Para além de ser uma das linguagens de browser mais amplamente adoptadas no mundo, está totalmente integrada com HTML/CSS e pode ser executada em todos os principais browsers.

Java: esta linguagem, conhecida pela sua confiabilidade e desempenho, ainda é uma das principais escolhas para o desenvolvimento de aplicações empresariais e sistemas robustos. É uma linguagem compilada, de alto nível, orientada para objectos e de tipo estático. É sobretudo utilizada para codificar todo o tipo de projectos, desde aplicações e websites a aplicações de grandes volumes de dados e tecnologias do lado do servidor.

C++: esta é uma linguagem de programação que foi criada como uma extensão da linguagem C, adicionando suporte à programação orientada a objectos. C++ é conhecida pelo seu desempenho e é amplamente usada em desenvolvimento de sistemas, jogos e aplicações de alto desempenho. É uma linguagem complexa, exigindo um conhecimento sólido para o seu uso eficaz.

Ruby: esta é uma linguagem de programação iinterpretada, de alto nível, multiparadigma e dinâmica cujo objectivo principal é a produtividade do programador. Utilizada principalmente para o desenvolvimento Web, Ruby também é útil para automatização, criação de sites estáticos, DevOps, recolha de dados da Web e ferramentas de linha de comandos.

Ler Mais