São estas as oito competências de comunicação que precisa (mesmo) ter para ser bem sucedido no mercado de trabalho
Qualquer que seja a área ou a função em que trabalhe, é fundamental que tenha boas competências de comunicação. A pensar nisto, o Ekonomista elaborou uma lista com as competências de comunicação mais importantes no mercado de trabalho.
1. Saber ouvir
Para ser um bom comunicador, tem que ser um bom ouvinte. Só assim a comunicação pode funcionar. Senão pense: ninguém gosta de comunicar com alguém que não presta a devida atenção ao que está a ser dito.
O primeiro passo para comunicar de forma eficaz é ouvir, também de forma eficaz. Se necessário, clarifique ou reformule a mensagem para garantir que realmente percebeu.
2. Comunicação clara e concisa
Ou por outras palavras, seja directo. Se divagar, vai perder a atenção de quem ouve a sua mensagem e pode correr o risco de não passar a mensagem de forma correcta.
Portanto, pense bem na mensagem que quer transmitir. Isso vai ajudá-lo a ser claro na sua mensagem, sem falar demasiado ou sem confundir a sua audiência ou o “alvo” dessa mesma mensagem.
3. Tom amigável
Usar um tom amigável, ou apenas um sorriso, encoraja as pessoas à sua volta a comunicarem consigo, tanto pessoalmente, como por telefone ou email.
4. Comunicar com confiança
É fundamental revelar confiança em todas as suas interacções. Desta forma, assegura que acredita no que está a dizer. Mas atenção, tenha cuidado para não soar a agressivo ou arrogante.
5. Transmitir (e ter) empatia
Nem sempre é possível estar de acordo com tudo e todos. Faz parte. Mas mesmo nessas situações, mostre que respeita e entende os outros pontos de vista ou opiniões.
Assim, não só revela que está a ouvir (como apontamos anteriormente), como também mostra que aceita e valoriza opiniões diferentes das suas.
5. Mente aberta
Falar de competências de comunicação não se resume apenas a ações que impõem diálogo, como já vimos acima.
Para além disso, um bom comunicador é aquele que é capaz de ser flexível, para ouvir e tentar perceber ideias ou opiniões distintas.
6. Promover o respeito
Já diz o ditado: «respeite para ser respeitado». Os bons comunicadores sabem disso e percebem que as pessoas à sua volta estarão mais predispostas a comunicar com eles se sentirem que as suas ideias/opiniões são respeitadas.
7. Dar e receber feedback
Um bom comunicador está pronto para dar e receber feedback sobre o trabalho desempenhado. Não só percebe a importância deste feedback, enquanto ferramenta de melhoria dos colaboradores, como também sabe fazê-lo.
8. Saber escolher o meio de comunicação
Esta é a última, mas não menos importante, das competências de comunicação essenciais para o mercado de trabalho actual.
Parte essencial da comunicação eficaz passa pela escolha do meio de comunicação. Não basta saber comunicar, há que saber como o fazer.
A ideia é que, mediante o assunto em discussão, saiba definir qual o canal de comunicação, daqueles que tem ao seu dispor (email, telefone ou interacções pessoais), é o mais adequado para transmitir a mensagem.