São estes os 15 empregos de sonho (mas que existem) das crianças

Lembram-se da carreira que sonhavam ter quando eram pequenos? Se queriam ser super-heróis ou feiticeiros, podem ter rapidamente percebido que esses empregos na verdade não existem. Mas há alguns empregos mais alcançáveis que surgem repetidamente se perguntarmos às crianças “O que queres ser quando fores grande?” Frequentemente, os trabalhos que as crianças mencionam oferecem emoções, acção, fama, ou a oportunidade de ajudar as pessoas.

Por Alison Doyle, especialista em carreiras e em procura de emprego, no site The Balance Careers

 

Quer as crianças o percebam ou não, muitos destes empregos variam drasticamente em termos de experiência necessária, formação exigida e possível salário.

Eis um olhar sobre algumas das características dos empregos que as crianças mencionam frequentemente como empregos de sonho. Da próxima vez que uma criança na sua vida mencionar um destes trabalhos como uma possível carreira, poderá partilhar alguns pormenores sobre o que implica o emprego.

Bailarino/Dançarino/Coreógrafo

Culpem as aulas de ballet! Muitas crianças pequenas sonham em tornar-se bailarinas. Mas, claro, este não é o único tipo de dança profissional – há também bailarinos modernos, sapateado e dançarinos de jazz. Muitos dançarinos trabalham para uma companhia de dança em particular. Alguns podem também actuar na televisão ou em videoclips; podem também cantar ou actuar, assim como dançar.

Outros dançarinos actuam em casinos, cruzeiros, ou parques temáticos. Podem também tornar-se instrutores de dança ou coreógrafos, desenvolvendo e depois ensinando movimentos de dança a outros dançarinos.

Alguns dançarinos recebem um salário anual, mas outros são pagos à hora ou por cada espectáculo.

Actor

Quando as crianças vêem televisão ou filmes, sonham muitas vezes em tornar-se tão famosos como os actores no ecrã. Na realidade, há muitos actores que não são estrelas.
Estes actores podem trabalhar na televisão, cinema, teatro, ou mesmo em audiolivros ou outros meios electrónicos. Alguns podem actuar em navios de cruzeiro ou parques temáticos.

Os actores nem sempre trabalham durante todo o ano e são pagos à hora ou por cada espectáculo. Como tal, muitos actores têm outros empregos para ganhar dinheiro entre papéis.

Músico

Muitas crianças sonham em ser cantoras profissionais ou membros de uma banda de rock. Embora possam estar a sonhar em tornar-se tão famosos como os seus cantores ou bandas preferidos, a maioria dos músicos não alcança esse tipo de fama.

Embora os músicos possam actuar em salas de concerto para fãs aos gritos, também podem tocar principalmente em estúdios de gravação, ou actuar em bares ou eventos privados (tais como casamentos ou festas privadas).

Os músicos podem apresentar-se numa variedade de estilos, do rock ao clássico e ao jazz. Muitos músicos não trabalham durante todo o ano e são frequentemente pagos à hora ou por cada espectáculo.

Professor

Muitas crianças que gostam da escola podem querer tornar-se professores. Algumas das competências importantes que os professores possuem incluem o pensamento crítico, a organização e a comunicação.

Os salários dos professores variam em função do tipo de escola e do nível escolar. A maioria dos cargos de professores exige pelo menos uma licenciatura.

 

Cientista

Qualquer criança que tenha gostado de fazer massa ou “gosma” com cola e amido, provavelmente pensou tornar-se cientista. Claro que existem muitos tipos diferentes de cientista.
Muitos cientistas trabalham principalmente em laboratórios e escritórios, embora muitos também se dediquem ao trabalho no terreno.

Os cientistas que ganham menos dinheiro, em média, são técnicos agrícolas e de ciências alimentares. Os cientistas que ganham mais dinheiro, em média, são físicos e astrónomos.

Atleta

Muitas crianças esperam tornar-se atletas profissionais para poderem praticar os seus desportos preferidos e serem pagas por isso. Tornar-se atleta profissional pago exige muito trabalho: os atletas treinam durante várias horas por dia com colegas de equipa e treinadores, e muitas vezes trabalham regularmente com treinadores de força e nutricionistas.

Os atletas podem actuar em ligas de vários níveis, e a liga em que um atleta joga determina frequentemente quanto ganham. Aqueles que se tornam atletas a tempo inteiro muitas vezes têm carreiras curtas devido às exigências físicas do trabalho. Alguns atletas tornam-se treinadores ou olheiros mais tarde nas suas carreiras.

Bombeiro

Algumas crianças querem tornar-se bombeiras – muitas vezes vêem-no como um trabalho estimulante e corajoso que também ajuda as pessoas. Os deveres dos bombeiros vão desde apagar fogos a conduzir camiões de bombeiros até ao salvamento, e por vezes incluem o tratamento de vítimas.

Alguns bombeiros são especializados no manuseamento de materiais perigosos ou na gestão de fogos florestais. Os bombeiros normalmente precisam de passar uma série de testes escritos e físicos e frequentemente possuem uma certificação de técnico de emergência médica (TEM).

Detective

As crianças costumam ler livros e ver espectáculos sobre detectives ou espiões que resolvem mistérios e querem fazer o mesmo quando crescem. Os detectives e os investigadores criminais recolhem provas e resolvem crimes.

Muitos detectives e investigadores trabalham para o governo (quer a nível local, regional ou nacional), mas também há detectives privados que trabalham para indivíduos, advogados e empresas. Podem efectuar verificações dos antecedentes dos funcionários, realizar vigilâncias, ou investigar determinados crimes.

Em média, os investigadores privados ganham menos do que os outros investigadores.

Escritor

As crianças que gostam de ler e escrever histórias, muitas vezes querem ser escritoras quando crescem. Contudo, nem todos os escritores publicam romances. Alguns autores escrevem conteúdo para revistas, guiões de filmes, canções, anúncios, ou publicações online. Muitos escritores trabalham a tempo inteiro, mas alguns são independentes, pelo que podem trabalhar a tempo parcial ou ter horários muito flexíveis.

Outros tornam-se escritores técnicos, o que implica escrever artigos, manuais de instruções e outros textos que apresentam claramente informações técnicas complexas. Os escritores técnicos ganham, em média, mais do que outros escritores.

Agente da Polícia

As crianças sonham frequentemente em tornar-se agentes da polícia – tal como os seus super-heróis favoritos, os agentes da polícia combatem o crime e ajudam os cidadãos. Existem diferentes tipos de agentes de polícia, incluindo agentes de polícia uniformizados responsáveis pela procura de sinais de actividade criminosa num distrito geográfico, agentes de polícia a cavalo e agentes de patrulha rodoviária que fazem cumprir as leis de trânsito.

Há também polícias de trânsito que patrulham estações ferroviárias e de trânsito. A maioria dos agentes da polícia tem de seguir o programa de formação da sua agência.

 

Astronauta

Muitas crianças sonham em ir para o espaço quando crescem. Os astronautas têm uma variedade de origens e experiência: alguns têm licenciaturas em Engenharia, Física, ou Medicina. Alguns vêm directamente do serviço militar.

 

Piloto

Que criança não sonhou poder voar? Os pilotos dirigem aviões ou helicópteros. Os pilotos comerciais são pagos para pilotar aviões de transporte: podem transportar pessoas ou carga. Alguns pilotos comerciais estão envolvidos em operações de salvamento, limpeza de culturas e fotografia aérea.

Os salários dos pilotos variam consoante o sector em que se encontram: os pilotos comerciais ganham, em média, menos do que os pilotos de companhias aéreas, que muitas vezes fazem parte de unidades de negociação colectiva (também conhecidas como sindicatos).

 

Veterinário

As crianças que adoram animais de estimação podem querer ser veterinários como adultos. Os veterinários diagnosticam e tratam doenças em animais. Podem trabalhar com animais de estimação, gado, ou animais de jardim zoológico. A maioria dos veterinários trabalha em clínicas, mas alguns viajam para trabalhar em quintas, laboratórios, ou jardins zoológicos.

 

Advogado

Se eram bons a safar-se dos castigos quando eram pequenos, os vossos pais podem ter dito que dariam um bom advogado. Claro que a verdadeira carga de trabalho de um advogado é provavelmente um pouco mais difícil do que as crianças imaginam. Os advogados têm de tirar a licenciatura na faculdade de Direito e passar um exame escrito na Ordem dos Advogados.

A maioria dos advogados trabalha em escritórios jurídicos privados ou empresariais, mas alguns trabalham para governos locais, regionais ou nacionais. Há inúmeros tipos de advogados, de advogados de defesa e de direito criminal até advogados de defesa do ambiente.

A maioria dos advogados trabalha muitas horas, mas também podem ganhar muito bons salários.

 

Médico

Algumas crianças querem tornar-se médicos para ajudar as pessoas. Há uma variedade de tipos de médicos, de médicos de clínica geral a pediatras e anestesistas.

Embora os médicos possam ganhar um salário muito bom, o caminho para se tornarem médicos é longo: os médicos precisam não só de quatro anos de estudos de licenciatura, mas também de vários anos de residência, dependendo da especialidade do médico.

Algumas crianças sonham também em tornar-se enfermeiras. Isto requer uma licenciatura em Enfermagem, que leva menos tempo a completar do que uma licenciatura em Medicina.

 

 

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*