São estes os portugueses mais optimistas no pós-pandemia

De acordo com os dados recolhidos pelo Observador Cetelem, os portugueses avaliam a actual situação do país como negativa, atribuindo em média 4,9 pontos em 10. Mas há uns mais optimistas do que outros.

 

Apenas 46% fazem uma avaliação positiva. Os mais optimistas em relação à situação actual do país são os jovens dos 18 aos 24 anos, os estudantes e os que trabalham por conta de outrem. Os mais pessimistas são os que se encontram em situação de desemprego e os empresários que trabalham a título individual.

O estudo mostra ainda que os portugueses com idades compreendidas entre os 35 e 44 anos são os que avaliam pior a sua situação pessoal. Por outro lado, os mais novos e os mais velhos, (dos 65 aos 75 anos) são mais positivos.

Os desempregados, os que se encontram em regime de lay-off, habitantes das zonas metropolitanas de Lisboa e Porto são os que pior classificam a sua situação pessoal.

Em termos de população geral, os portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem Consumo enumeram como principais preocupações o sistema de saúde (74%), emprego (69%) e poder de compra (50%).

Ler Mais