São estes os seis maiores mitos do sucesso profissional. Certifique-se de que não “cai” neles

Existem vários mitos do sucesso profissional. E é provável que já nos tenhamos deixado influenciar por alguns deles, mas a experiência ter-se-á encarregado de mais cedo ou mais tarde nos fazer ver a realidade. E a realidade, normalmente, ensina que os maiores mitos do sucesso profissional não passam disso mesmo.

 

O Ekonomista elaborou uma lista com alguns dos maiores mitos do sucesso profissional.

1. Devemos ser os primeiros a chegar e os últimos a sair do local de trabalho

Esta crença baseia-se no facto de que desta forma provamos a dedicação profunda ao nosso trabalho, como se assim plantássemos nos outros a ideia de que «estamos sempre lá», o tempo todo.

A realidade diz que para bem da sanidade mental isso não é de todo verdade. O segredo está muito mais na qualidade do trabalho, e na forma positiva como nos relacionamos com as pessoas que fazem parte da nossa vida profissional. Em suma, trata-se de cultivar valor.

E o valor de um trabalhador não se mede pelo tempo que se passa no local de trabalho. A produtividade e os resultados alcançados, sim, são o que realmente importam, e não estão relacionados directamente com o facto de ser o trabalhador com mais horas no escritório.

 

2. Devemos sacrificar a vida pessoal em prol da vida profissional

Felizmente muitas empresas hoje em dia têm a noção do quão importante é diferenciar a vida pessoal e profissional. O facto de nenhuma delas ser sacrificada relativamente à outra tem um impacto positivo na nossa felicidade, e logo, o trabalho também sai beneficiado.

Nós somos uma só pessoa, e devemos ser essa mesma pessoa em nossa casa e no trabalho. As qualidades devem ser cultivadas em ambos os locais, bem como os defeitos, caso contrário arriscamos que a nossa cabeça fique facilmente fatigada, pois se passarmos metade da nossa vida a fingirmos ser outra pessoa, isso não tem qualquer impacto positivo.

Portanto, esqueça a ideia de que deve sacrificar a vida pessoal em prol da vida profissional. O equilíbrio entre as duas é aquilo que deve perseguir sempre. Se a vida pessoal estiver mal, dificilmente a profissional estará melhor.

 

3. Evitar tirar férias é positivo diante da chefia
Tentar impressionar os outros não usando um direito que todos temos enquanto trabalhadores, é um erro. Toda a gente tem direito a férias, e os patrões sabem disso melhor do que ninguém. Tirar férias é algo positivo para o próprio trabalho, pois permite descansar e recarregar baterias. Não se acanhe, e tire todas as férias a que tem direito, e na altura que lhe for mais conveniente. E quando tirar férias, faça questão em usufruir delas, sem qualquer sentimento de culpa.

 

4. Fale sempre durante uma reunião

A pressão de ter que falar algo sempre que há uma reunião é sem dúvida um dos maiores mitos do sucesso profissional. Existe esta crença de que o segredo para que reparem em nós é fazer com que a nossa voz seja ouvida, no sentido básico e literal do termo.

No entanto, falar por falar nem sempre é positivo, e a maior parte das pessoas sabe distinguir uma intervenção em que é acrescentado valor de uma intervenção sem conteúdo, em que algo é falado mas no fundo nada é dito.

Portanto, se não tem algo de valioso a acrescentar, não se preocupe em não falar nada, ou falar pouco durante as reuniões de trabalho.

 

5. Deverá estar sempre disponível

Estar sempre disponível não é positivo, pois todos nós temos que guardar tempo para fazer outras coisas que não estejam relacionadas com trabalho. Mostrar-se sempre disponível só vai fazer com que exijam de si constantemente, e a horas impróprias.

Fazer valer o seu tempo pessoal, para que não seja importunado enquanto faz outras coisas importantes na sua vida pessoal, como comer, dormir, cuidar da família, etc., só irá fazer com que seja mais respeitado pelos colegas de trabalho. Pelo contrário, mostrar-se sempre disponível demonstra falta de personalidade, ao invés de uma grande capacidade de dedicação ao trabalho.

 

6. A primeira carreira que se escolhe seguir é carreira para a vida inteira
A carreira que se escolhe no início da vida profissional nem sempre é a carreira para a vida inteira, e isso é algo que pode pesar nas decisões. Encare a primeira aventura profissional como se fosse apenas isso, a primeira. O tempo dirá o que se irá seguir.

Ler Mais