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Se quer ser bem-sucedido, não peça feedback, garante especialista. Eis o que deve fazer
Pedir feedback a alguém tem dois resultados possíveis, disse o psicólogo organizacional da Wharton, Adam Grant, à CNBC Make it. Pode obter algumas informações úteis, ou a outra pessoa pode ser cautelosa e não lhe dizer nada de útil, com medo de ferir os seus sentimentos.
Esta última é mais comum do que se pensa, garante Grant, que sugere uma solução alternativa simples e que as pessoas bem-sucedidas tendem a utilizar.
«A melhor maneira de fazer com que as pessoas te capacitem é procurar conselhos, em vez de pedir feedback.» Pedir conselhos em vez de feedback aumenta as hipóteses de obter sugestões úteis, assegura Grant.
Em 2019, investigadores da Universidade de Harvard pediram a 200 pessoas que dessem a sua opinião sobre uma carta de candidatura a uma vaga de docência, escrita por um dos colegas. Foi pedido a alguns participantes que o fizessem sob a forma de feedback, o que resultou em “comentários vagos e geralmente elogiosos”, escreveram os investigadores num artigo da Harvard Business Review nesse ano.
“No entanto, quando solicitadas a dar conselhos sobre a mesma carta de candidatura, os inquiridos ofereceram informações mais críticas e práticas”, escreveram os investigadores. “De facto, em comparação com aqueles que foram solicitados a dar feedback, os que deram conselhos sugeriram mais 34% de áreas de melhoria e 56% mais formas de melhorar.”
Pedir feedback tende a ter dois resultados potenciais, acrescenta Grant: as pessoas entram no modo de claque de apoio, «criando a melhor versão de si, o que é muito motivador, mas nem sempre ensina algo novo», ou no modo crítico, «atacando a pior versão de si, o que é educativo, mas potencialmente desmotivador».
Em vez disso, procurar aconselhamento pode ser especialmente útil para as pessoas que tendem a receber menos feedback útil no trabalho — colaboradores de alto desempenho e mulheres, segundo uma análise de 2024 da plataforma Textio de mais de 23 mil avaliações de desempenho nos EUA.
Os colaboradores de alto desempenho são mais propensos a receber feedback superficial do que os outros, e as mulheres são mais propensas do que os homens a receber feedback baseado mais na personalidade do que no desempenho no trabalho, revelou a análise.
Pedir conselhos permite «continuar a aprender, a desenvolver-se, a crescer e a obter maiores oportunidades», afirmou a cofundadora da Textio, Kieran Snyder, à CNBC Make It.
Faça o pedido com bastante antecedência, dando à sua chefia tempo suficiente para fazer alguma crítica substancial, acrescentou. «Diga algo como: “Na próxima semana, na nossa reunião individual, gostaria de ter uma conversa em que possamos falar sobre alguns exemplos específicos de trabalho que fiz e, se estivesse a actuar a um nível mais elevado, o que poderia fazer de forma ligeiramente diferente”», sugere Snyder.