Se trabalha como freelancer e ainda não está a ganhar o que ambiciona, siga estas três estratégias

Trabalhar como freelancer pode parecer atraente para as pessoas que querem fugir do horário das 9 às 18h, mas nem sempre é fácil ser o seu próprio chefe. A pensar nisto, a escritora freelancer Melissa Petro partilhou no Business Insider três estratégias para garantir que um freelancer recebe de forma justa.

 

1. Trabalhe por dinheiro, não por influência 
Quando se começa é normal aceitar tarefas que pagam, mas se o seu objectivo é ganhar dinheiro, deve escolher bem onde trabalha. Escolha empregadores que paguem bem, independentemente da influência.

2. Negoceie sempre 
Uma das primeiras coisas que deve saber como freelancer é que a remuneração não é imutável. Varia de acordo com a publicação, o editor, o freelancer, a atribuição e provavelmente até a época do mês.

Quando um empregador novo aceita uma proposta negoceie sempre. Pode dizer: «Fiz um trabalho semelhante para esta publicação e pagaram-me essa quantia. Pode igualar?» Às vezes dizem não, mas com muita frequência, oferecem mais.

3. Junte-se a redes de freelancers e partilhe informações 
Como freelancer é do seu interesse apresentar outros freelancers aos seus editores. Quando passar a um redactor o contacto de uma publicação para a qual escreve, diga a esse freelancer quanto lhe pagam.

Da mesma forma, quando vê que um amigo que escreveu para uma publicação na qual está interessado, entre em contato e pergunto quem é o editor e qual é sua remuneração típica, para saber se vale a pena investir o seu tempo.

Participar em fóruns online de freelancers é outra óptima maneira de aprender sobre remunerações e criar ligações.

Ler Mais