Segunda edição do programa internacional para líderes de topo do ISEG e Columbia Business School já começou

Teve início a segunda edição do ISEG + Columbia Strategic Leadership Program. O programa resulta de uma parceira entre o ISEG Executive Education e a Columbia Business School e destina-se a gestores de alta-direcção e membros dos conselhos de administração das empresas.

 

A primeira semana do programa decorreu em Lisboa, com foco na “Agenda de um Líder”, e o grupo de participantes reflectiu sobre temas como a inovação, sustentabilidade, governação, geopolítica, macroeconomia e novas tecnologias.

Na segunda semana do programa, a decorrer em Nova Iorque entre os dias 2 e 6 de Outubro, os participantes irão desenhar a sua jornada de liderança e reflectir sobre o seu credo e valores pessoais. Trata-se de um exercício que ajuda a definir o caminho futuro para estes executivos de topo.

O Strategic Leadership Program possibilita a gestores e líderes de primeira linha portugueses frequentarem um programa que garante a frequência de sessões em Columbia e uma experiência imersiva em Lisboa, focada na aquisição de conhecimentos e networking.

Ao longo do programa, os gestores são colocados em cenários de debate, de reflexão e de construção a respeito do seu perfil de liderança e são desafiados a integrar estas competências nucleares. Contando esta edição com 26 participantes que representam algumas das empresas e marcas de maior impacto na actividade económica do país. O ISEG + Columbia Strategic Leadership Porgram conta com a participação da CGD, Montepio, Altri, Lusitânia, Gato Preto, H3 ou Grupo Cofina, entre outros.

A parceria entre o ISEG Executive Education e a Columbia Business School foi resultado de um desenho que visa oferecer a mais avançada metodologia em áreas de liderança e gestão estratégica. A pertinência destes temas resulta de uma clara falha de competências nestas áreas a nível mundial.

O Fórum Económico Mundial estima que cinco em cada 10 trabalhadores necessitarão de formação antes de 2027 para manter a sua relevância no mercado de trabalho. Concretamente, estima-se que nos próximos cinco anos, 44% das competências necessárias nas organizações serão alteradas.

A liderança situa-se em quarto lugar da lista de prioridades para a formação de competências. Sendo ainda importante referir que a OCDE identificou as competências essências de liderança pertencendo a quatro grupos: liderança baseada em valores, inclusão aberta, gestão organizacional e colaboração em rede.

As competências certas em liderança ajudam os executivos a tomarem decisões ponderadas sobre a missão e objectivos das duas organizações, alocar correctamente os recursos e, por último, melhorar a performance da empresa. Assim é de extrema importância desenvolver formações de qualidade para melhorar estas competências nos gestores portugueses.

Ler Mais