Segurança psicológica: ambiente de trabalho saudável e produtivo

A segurança psicológica nas organizações é de extrema importância para o bem-estar e desempenho dos colaboradores.

Por Claudio Luvi, palestrante comportamental, mentor de liderança, escritor internacional, apresentador do programa Gestão em Pauta com Claudio Luvi

 

Mas o que é segurança psicológica? Este conceito refere-se à percepção de que é seguro expressar ideias, opiniões e cometer erros sem medo de ser penalizado. Entender que erros fazem parte do processo de criação e inovação quando bem administrados.

Nos ambientes de trabalho onde a segurança psicológica é cultivada, os colaboradores sentem-se mais seguros, encorajados a contribuir com as suas habilidades, promovendo desta forma a inovação e a resolução eficaz de problemas em busca de melhores resultados.

As organizações que priorizam a segurança psicológica experimentam uma cultura de confiança e colaboração, resultando em equipas mais produtivas e resilientes. E dentro deste contexto os líderes desempenham um papel fundamental e importante ao criar um ambiente que valoriza a diversidade de pensamento, de ideias, de opiniões e que também reconhece as emoções dos membros da equipa nas situações do dia-a-dia promovendo diálogos assertivos e humanizados.

Estratégias como o feedback construtivo, o feedforward, ou seja, conversa não só relacionada ao que passou, mas também, e principalmente, uma conversa com foco no futuro corrigindo possíveis erros que possam acontecer e uma gestão transparente fortalecem ainda mais esse sentido de segurança.

A ausência de segurança psicológica pode levar a problemas como a falta de comunicação, falta de inovação, falta de criatividade e também um clima organizacional tenso, entre outros. Portanto, investir na promoção da segurança psicológica não apenas beneficia os colaboradores, mas também impulsiona o sucesso colectivo das organizações, criando um ambiente propício para o crescimento pessoal e profissional, tudo isso reflectindo no bem-estar das pessoas, colaboradores envolvidos a quererem dar o melhor de si para o alcance das metas organizacionais.

E como anda a segurança psicológica no seu ambiente de trabalho? O conteúdo não se resume, não termina aqui, mas que sirva como um pontapé inicial, momento de reflexão em busca de ambiente mais saudável, seguro e produtivo.

Ler Mais