
Seis ensinamentos (preciosos) de Abraham Lincoln para ser um líder de sucesso
O 16.º presidente norte-americano, Abraham Lincoln deixou um legado para o país. Ele traçou metas e comprometeu-se a libertar os Estados Unidos da escravidão o que conseguiu.
Para tal teve de liderar mesmo em tempos difíceis e conturbados, nunca se afastando do seu foco e objectivo final. Perante a vida de Abraham Lincoln, os lideres de hoje podem retirar vários ensinamentos, transpondo-os para a realidade da vida das organizações e das empresas.
A necessidade de equilíbrio emocional
Lincoln enfrentou a morte do seu filho de 11 anos. Apesar da profunda depressão que sentiu, manteve o foco no objectivo.
Persistência
Em 1862, com o número de voluntários para o exército a cair bastante, o governo de Lincoln correu sérios riscos de falir. Mas isso não fez o Presidente afastar-se das suas metas. Ele persistiu nelas, mesmo que as tivesse de readaptar.
Paciência
Perante as dificuldades e as muitas adversidades, Abraham Lincoln demonstrou sempre ter muita paciência.
Saber ouvir os outros
Lincoln parava para ouvir o que todos tinham para lhe dizer, independentemente do lado em que se encontravam e se concordava com eles ou não.
Valorizar os stakeholders
Abraham Lincoln ia aos locais de batalha com o intuito de ouvir os soldados, mas também as portas do escritório para ouvir o cidadão comum.
Partilhar o sucesso e os bons resultados
Abraham Lincoln sempre partilhou o sucesso, pois só assim faz sentido.