
Seis motivos (concretos e quantificáveis) pelos quais deve contratar pessoas com deficiência
Juntar pessoas com deficiência às equipas pode trazer diversos benefícios para a organização, alargando as relações entre os seus elementos através do acréscimo de outras experiências de vida, educando para uma visão mais plural e inclusiva, além de contribuir para uma melhoria da imagem da empresa.
Ao contratar pessoas com deficiência a empresa melhora o seu processo selectivo, o que envolve muitas vezes a superação de ideias preconcebidas e paternalistas.
Melhoria da acessibilidade e adaptação
Contratando estes profissionais, a organização necessariamente vai ter de investir em acessibilidade. Isso proporciona inúmeros benefícios, pois a empresa ficará mais preparada para receber pessoas com necessidades especiais. Os eventos que forem organizados serão mais acessíveis a todos, trazendo uma imagem positiva para a empresa.
Aprendizagem humanística para os colaboradores
Cooperação e valorização dos colegas são excelentes aprendizagens que uma contratação de um profissional com deficiência pode trazer aos colaboradores. Os profissionais podem aprender mais sobre inclusão e ajuda mútua, valorizando a importância da participação de todos no bom desempenho nos negócios.
Muitas vezes os colaboradores não estão preparados para acolher da melhor maneira alguém com necessidades especiais. Daí a importância de os Recursos Humanos capacitarem e trabalharem com a equipa para a inclusão de todos os colegas. O resultado será um crescimento pessoal, que irá desencadear um bom clima organizacional e óptimos resultados para a organização.
Conhecimento da pessoa com deficiência enquanto consumidor
Ter pessoas com deficiência a trabalhar na empresa permite conhecer as possibilidades desse grupo como cliente. Com isso, podem-se observar preferências, gostos e necessidades, o que vai proporcionar uma visão mais estratégica.
Estímulo à cooperação
A pessoa com deficiência muitas vezes é independente e desenvolve estratégias para lidar com as dificuldades do dia-a-dia. Mas incentivar a equipa a ajudá-la quando necessário pode desenvolver um óptimo sentido de solidariedade na equipa.
Além disso, esses momentos possibilitam uma mais interacção entre os colegas de trabalho, auxiliando as relações interpessoais a ficarem mais sólidas, amigáveis e cooperativas.
Promoção da produtividade
Como qualquer outro colaborador, a pessoa com deficiência também apresenta elevada produtividade se estiver motivado, tiver feedbacks, boas remunerações, um bom clima organizacional, plano de carreira e um plano de benefícios. É preciso esquecer a ideia de que a deficiência torna o profissional incapaz ou menos produtivo do que seus colegas de trabalho.
Melhorar a imagem da empresa
Contratar pessoas com deficiência apenas para passar uma boa impressão é uma medida antiética e acaba por não ser efetiva. Em nenhum momento, o problema é percebido e a boa imagem é perdida. Por outro lado, quando a empresa contrata pessoas com deficiência e investe numa inclusão real, tanto social quanto estrutural, os resultados são muito positivos. A imagem que a empresa irá passar é a de responsabilidade social, humanidade e inclusão.