Quer elevar a sua carreira para outro nível? Siga estes seis passos

Em certas alturas da vida, é comum sentirmo-nos estagnados na nossa situação profissional e termos o desejo de abraçar novos desafios, seja na mesma empresa, ou numa outra. Se considera que está na altura de elevar a sua carreira, siga estes estes passos para tomar as rédeas da sua vida profissional.

Por Marco Gouveia, CEO da Escola Marketing Digital

 

1 – Esteja sempre disponível para aprender. A única forma de nos mantermos atualizados e garantirmos que temos as ferramentas necessárias para responder aos desafios profissionais que surgem é estarmos sempre abertos a novas aprendizagens. Ser curioso(a), fazer perguntas e apostar continuamente em formação não são sinais de fraqueza, mas de coragem, humildade e vontade de fazer melhor. Adicionalmente, é importante ter um mindset que nos permita aprender com os erros, ao invés de desmotivar com eles. O melhor professor é sempre o nosso último erro. Não o veja como um falhanço, mas como uma aprendizagem. Dedique-se a entender aquilo que falhou ou que poderia ter sido feito de outra forma e otimize as suas estratégias.

2 – Tenha um portfólio. Guarde os seus melhores trabalhos e aponte as metas mais importantes que atingiu. Isso é o seu portfólio e vai ajudá-lo(a) a vários níveis: 1) terá algo palpável para mostrar nas entrevistas de emprego; 2) pode servir de restaurador de confiança quando achar que não é capaz de executar uma determinada tarefa (se já foi capaz de fazer tantas coisas incríveis, por que razão não seria capaz de realizar esta tarefa em particular?); 3) é um ótimo cartão de visita que, ao estar disponível no seu perfil de LinkedIn, por exemplo, pode dar origem a novos contactos de relevo e a novos projectos; 4) pode sempre servir de inspiração para outros projectos!

3 – Ultrapasse a vergonha. Para os mais tímidos, esta pode ser tramada. Se é o seu caso, provavelmente, estará a revirar os olhos ou a bufar neste preciso momento. Decerto já se dedicou a investigar e a testar mil e uma formas de ultrapassar a timidez, mas parece que nada torna o processo mais fácil, não é? Gostava muito de partilhar aqui uma estratégia infalível, mas também ainda não a encontrei. Simplesmente temos de remar contra a maré e arriscar, por mais desconfortável que seja. Com a prática, começa a ser mais fácil. Pode começar por partilhar no LinkedIn conhecimento que considere relevante para quem trabalha na sua área, dicas para desempenhar uma certa tarefa, trabalhos bem feitos que realizou, desafios profissionais e estratégias para os ultrapassar, episódios interessantes da vida profissional no geral, etc. Se o conteúdo for realmente de valor, trará novos visitantes ao seu perfil e fará com que ganhe, além de mais visibilidade, autoridade na sua área.

4 – Networking. O LinkedIn é uma ótima rede social para começar a ultrapassar a vergonha e ganhar alguma notoriedade, mas é também um óptimo aliado para fazer networking. As pessoas que conhece são tão ou mais importantes do que o seu currículo e experiência profissional. A rede de pessoas que nos rodeia pode mesmo fazer a diferença no nosso percurso profissional. Portanto, esforce-se para se rodear das pessoas certas. E atenção: com “pessoas certas” não me refiro necessariamente a pessoas com cargos de chefia. Não seja a pessoa hipócrita que só é amável com “pessoas importantes”… Todas o podem ser a dada altura. Seja sempre atencioso, simpático e esteja disposto a ajudar naquilo que estiver ao teu alcance.

5 – Para liderar, oiça. Se deseja subir na empresa onde trabalha e atingir um novo patamar profissional, dedique-se a ouvir atentamente o que nela se passa. Ter a capacidade de ouvir os outros é crucial. No fundo, liderar é, fundamentalmente, ouvir. As empresas são feitas de pessoas. Todas elas são diferentes, passam por circunstâncias diferentes nas suas vidas e trazem consigo uma bagagem única. Como pode fazer uma empresa evoluir se não souber os problemas com os quais os clientes e colaboradores se deparam? Ou os obstáculos que estão a impedir o crescimento? Só é possível criar soluções para os problemas que conhecemos.

6 – Ensine o que sabe. Não se deixe invadir pelo típico pensamento de que “se ensinar tudo o que sei aos outros, deixo de ter emprego”. Há sempre mercado para ensinar e para aprender. Quantas mais pessoas souberem sobre um assunto, maior é a probabilidade de se criarem coisas melhores.

Veja pelo meu exemplo: atualmente, sou consultor e formador de Marketing Digital, mas comecei apenas como consultor. A minha carreira profissional disparou quando comecei a ensinar aos outros aquilo que sabia. Agora, acabo de lançar o meu primeiro livro de marketing digital, onde apresento o conhecimento que reuni ao longo de 18 anos de experiência. Até à data, ainda não senti resultados negativos na minha carreira por ensinar aos outros aquilo que sei. De que serve sabermos tudo, se não ajudarmos ninguém com esse conhecimento?

Comece hoje mesmo a dar estes pequenos passos para elevar a sua carreira profissional. São tão simples – mas tão desvalorizados. Arrisque e assuma o controlo da sua vida! Vai ver que obtém resultados (positivos) que não esperava.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*