![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/10/carreira.jpg)
Sente que a sua carreira está estagnada? Siga estas 5 conselhos para mudar isso
Sente que a sua carreira está num “beco sem saída”? Que o seu emprego não o motiva ou que simplesmente não tem margem para progressão? Pois bem, esses são alguns dos efeitos da estagnação profissional. O Ekonomista elaborou uma lista com dicas para contrariar uma carreira estagnada.
São elas:
1. Estabeleça sempre uma meta bem definida para a sua carreira
Para poder não se deixar afectar pela sensação de carreira estagnada, nada melhor do que ter sempre um objectivo bem definido desde o início. Pelo menos, enquanto puder sentir que está no caminho certo para alcançar esse objectivo, irá conseguir afastar ou adiar a estagnação.
2. Questione-se
No sentido de tentar perceber o que o levou até à sua situação actual, o que podia ter feito para evitar a estagnação profissional ou o que precisa de fazer agora para sair dela.
3. Defina um plano de acção
Se já definiu os seus objectivos profissionais crie um plano de ação com todos os passos necessários para alcançar as suas metas.
4. Faça novas formações
Um bom profissional está em constante aprendizagem e, por isso, faz questão de manter actualizadas as suas competências e conhecimentos ou está sempre «a postos» para adquirir competências adicionais.
Pense desta forma, quando mais dotado de conhecimentos e multifacetado for melhor para si e para a sua carreira. E depois, se sua carreira estagnar numa determinada posição ou área, pode sempre colocar em prática os seus conhecimentos e tentar a sua sorte numa outra área, por exemplo.
5. Procure novas oportunidades
Não se limite a olhar para a sua «desgraça». Pelo contrário, levante a cabeça e esteja atento ao que se passa à sua volta e talvez dê de caras com novas (e boas) oportunidades. Acima de tudo, não «feche a porta» a essas oportunidades por ter receio de falhar. Arrisque e quem sabe não abre as portas para uma carreira de sucesso.