
Sente-se a entrar em burnout? Siga estas dicas (simples) para o evitar
O burnout tem muitas vezes origem na sua vida profissional. Porém, quem se sente sobrecarregado e desvalorizado, em qualquer dimensão da sua vida, corre o risco de entrar burnout. Desde o colaborador, que não tira férias há anos, até a mãe que fica em casa a cuidar dos filhos.
A pensar nisto, a Bright Be.e partilhou algumas dicas para prevenir e lidar com o burnout.
1. Peça ajuda
Falar com um bom ouvinte ajuda a ver as situações com maior clareza e a aliviar o stress. Fale com quem está mais próximo de si e socialize com os seus colegas de trabalho. Limite seu contacto com pessoas negativas.
2: Como vê o trabalho?
Se não está satisfeito com o excesso de trabalho, falta de reconhecimento, rotina, pode sempre mudar. Porém, existem acções que pode ter para melhorar o seu estado mental. Tente encontrar algum valor no seu trabalho.
Faça amigos no trabalho e tire uma folga, faça uma pausa.
3. Reavalie as suas prioridades
Pense nas suas esperanças, objectivos e sonhos e estabeleça limites. Faça uma pausa diária, seja criativo e reserve tempo para relaxamento. Relaxar acalma e redirecciona o pensamento.
4. Faça do exercício uma prioridade
O exercício é um importante antídoto para o stress e ansiedade, 30 minutos por dia vão ajudar a descontrair. Se não conseguir, faça caminhadas de 10 minutos. A hora de almoço é uma boa altura.
5. Faça um dieta saudável
O que comemos tem impacto no nosso humor e nos níveis de energia diários. Minimize o açúcar e os carboidratos refinados. Reduza a cafeína, gorduras não saudáveis e alimentos com conservantes químicos. Coma mais ácidos graxos Ômega-3 para dar um impulso ao seu humor. Evite fumar e beba álcool com moderação