
Sente-se estagnado no trabalho? Experimente estas dicas (infalíveis)
Na vida profissional há momentos de pico de trabalho e outros mais calmos. Certas tarefas ou projectos são entusiasmantes porque ensinam algo novo ou permitem adquirir novas competências, mas outras actividades, principalmente as rotineiras, podem originar cansaço e desmotivação.
Se sente que está numa dessas fase de “estagnação”, deve assumir a responsabilidade de aprender coisas novas. A Fast Company partilha três abordagens que podem motivá-lo a sair da sua rotina.
Planeie o seu próximo passo
Onde se vê daqui a cinco anos? Talvez já tenha uma ideia do cargo que gostaria de ocupar. Caso contrário, fale com colegas mais experientes para ter uma noção de como a sua carreira pode progredir. Pode até considerar a possibilidade de trabalhar com um coach de carreira para obter algumas ideias.
Seguidamente, analise as suas competências actuais. Concentre-se tanto nas competências que ainda não possui e que são essenciais para a nova função, como em melhorar algumas das já existentes, nas quais poderá precisar de ainda mais proficiência ao subir na carreira.
Ler sobre o tema é um bom começo, pois oferece uma visão geral do que é necessário aprender para adquirir competência numa área, mas a prática activa é uma parte importante. Procure oportunidades que lhe ensinem e que também lhe permitam praticar essas competências. Isto pode significar fazer um curso, mas há também plataformas online que utilizam aulas estruturadas com inteligência artificial, permitindo experimentar coisas novas e receber feedback personalizado.
Experimente coisas novas
Pode não ter a certeza do que quer fazer a seguir. Mesmo que tenha uma ideia, isso não significa que tenha de direccionar os seus estudos apenas para competências que o levarão ao próximo degrau da carreira.
Aprender em si é entusiasmante e recompensador. Ao aprofundar um novo assunto, muitas vezes repara em coisas que não tinha notado antes. Até mesmo começar um novo hobby pode mudar a forma como interage com o mundo. Quanto mais souber, maior será a probabilidade de ver uma situação profissional de uma forma diferente na perspectiva das pessoas que o rodeiam.
Envolva-se a sério
A maioria das formações relacionadas com o trabalho são superficiais, abrem novos horizontes sim e tiram-no da rotina. Mas, para uma verdadeira transformação, deve “mergulhar” a sério. É aí que uma pós-graduação pode ser um grande benefício. Um número crescente destes programas destina-se a profissionais que trabalham e podem manter os seus empregos enquanto estudam.
Uma das vantagens é a oportunidade de pessoas que estão a frequentar o mesmo programa, com objectivos semelhantes, que podem oferecer insights sobre a sua trajectória profissional.