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Sente-se num ambiente tóxico e socialmente excluído no local de trabalho? Saiba o que fazer
A sensação de exclusão é um problema comum não só durante a escola como também no local de trabalho, o que pode levar a que adultos se sintam num ambiente tóxico de novo, alerta o Business Insider ao salientar que a rejeição social tem consequências.
É comum que os colaboradores se juntem em grupos formados naturalmente devido às características e interesses de cada um o que, sem intenção, pode fazer com que outros se sintam excluídos. No entanto, o facto de alguém não se relacionar com os colegas não significa que os outros o encarem de forma menos amigável.
Mesmo que alguém se sinta de parte, não é boa solução tentar descobrir se esta sensação é apenas individual ou comum, porque pode transmitir uma ideia de desconfiança e insegurança. Por outro lado, fazer uma auto-reflexão não só ajuda a perceber a ideia que os colegas têm de nós como também os motivos que levaram à criação dessa percepção, recomenda a consultora norte-americana de desenvolvimento de liderança, Nancy Halpern.
«Como são as minhas relações com a equipa, individual e colectivamente? Será que arranjei tempo para assegurar e aprofundar as minhas ligações? Fiz tudo o que pude para ser um líder empenhado e empático?», são questões úteis para os colaboradores fazerem uma retrospecção de forma a entender quais os aspectos a melhorar.
Outra das opções para alcançar um ambiente mais confortável no local de trabalho é reunir com os membros da equipa e pedir feedback, sugere Melody Wilding, formadora profissional e autora do livro “Trust Yourself: Stop Overthinking, Master Your Emotions, and Channel Your Ambition for Success”.
Em vez de direccionar a energia para tentar agradar à equipa, Wilding sugere que os esforços sejam canalizados para construir outras relações dentro da organização, tanto com colegas de outros departamentos como de diferentes níveis profissionais.
Ninguém deve estar à procura da aprovação e validação dos outros, nem forçar os colegas a socializar. Apreciar a dinâmica das equipas e saber adaptar-se é uma vantagem que pode ajudar na integração, assim como respeitar os limites dos membros da equipa, compreender o seu trabalho e entender que têm distintas relações uns com os outros.
De destacar ainda que existe uma diferença entre respeito e amizade. É fundamental respeitar com quem trabalha e ter capacidade de fazer com que o respeitem, o que não exige uma relação de amizade. No entanto, é sempre livre de fazer convites aos seus colegas e sugerir um encontro amigável depois do trabalho.