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Sente-se um “outsider” no trabalho? Este guia prático com apenas cinco passos vai ajudar a integrar-se na equipa
Quando não nos adaptamos no local trabalho, pode parecer que, de repente, voltámos à escola. Por muito que insistamos que as opiniões de outras pessoas não importam, os especialistas concordam que os sentimentos de conforto e aceitação no local de trabalho não são irrelevantes. A Glassdoor deixa um guia prático para ajudar um colaborador a integrar-se na equipa.
«Durante a sua vida, a maioria das pessoas trabalhará em média 65 mil horas. Estar num ambiente positivo é a chave para ser feliz e ter uma perspectiva saudável», afirma Anza Goodbar, coach de liderança. «Se um profissional está infeliz no trabalho, terá menos probabilidades de ter um bom desempenho e isso reduzirá as chances de manter o emprego no longo prazo.»
O sentimento de pertença também pode afectar a produtividade. «A nossa capacidade de cumprir tarefas envolve inevitavelmente a capacidade de influenciar efectivamente os outros e fazer passar as nossa ideias», revela Joseph Liu, consultor de carreira e apresentador do podcast Career Relaunch. «Encaixar-se faz parte da capacidade de liderar equipas de forma eficaz para atingir os objectivos organizacionais.»
Então, o que fazer? Os especialistas deixam algumas ideias.
- Identifique se o seu problema é interno ou externo
Ao avaliar a sua situação, é fundamental saber se o seu sentimento de “outsider” é interno (ou seja, o problema reside na consciência que tem de si próprio) ou externo (ou seja, um problema com a forma como os outros o “vêem”). Se tem tendência a pensar em demasia, o problema pode estar apenas na sua cabeça e, nesse caso, a solução passa por trabalhar a autoestima em vez de ajustar o comportamento interpessoal.
Se, por outro lado, os seus colegas de equipa são pouco simpáticos ou ignoram os seus contributos e se têm valores completamente diferentes dos seus, pode ser necessário abordar factores externos.
Se tem consciência de que não é popular, provavelmente está a lidar com um conflito interno. Se se sente desconfortável ao ir trabalhar, provavelmente tem um conflito externo. Neste último caso, precisará de dar mais uns passos.
- Descubra o que resulta (ou não)
Comece com uma autoavaliação honesta da suas interacções com a equipa. Marian Thier, coach de liderança, recomenda criar categorias visuais dos relacionamentos. «Primeiro desenhe cinco círculos e coloque os nomes de todas as pessoas com quem lida pelo menos uma vez por semana. Depois, desenhe uma seta para indicar como as informações fluem entre si e a outra pessoa. Finalmente, pinte as setas de vermelho para relacionamentos difíceis e use verde para relacionamentos tranquilos.»
Embora a tendência seja focar no que está errado, a especialista recomenda pensar no que está a funcionar, quais os métodos e replicar de forma consciente. «A partir do momento em que as relações “verdes” começam a florescer, as “vermelhas” acabam por diminuir ou deixar de ser necessárias», explica Marian Thier. «A ideia é fortalecer relações sólidas, que aos poucos vão criando um sentimento de pertença ou deixar claro que aquele não é o lugar certo para se estar.»
- Crie ligações com os seus colegas de trabalho
Há uma diferença entre trabalhar com alguém e conectar-se com essa pessoa. Os seres humanos precisam de ligações e um sentido de comunidade. Conexões no local de trabalho não são excepção.
De acordo com “Harvard Study of Adult Development”, os relacionamentos afectam a nossa saúde, felicidade e qualidade de vida, mas a qualidade dos relacionamentos é mais importante do que a quantidade.
Por isso, promova conexões no local de trabalho tentando encontrar um terreno comum com os seus colegas. «Convide-os para almoçar ou para um café para se conhecerem melhor. Tomar a iniciativa pode fazê-lo parecer mais acessível e criar oportunidades de conexão», sugere Anza Goodbar. «Podem não tornar-se melhores amigos, mas podem criar uma atmosfera de respeito mútuo e ter um ambiente de trabalho mais feliz.»
Se a ideia de uma comunicação individual prolongada parecer intimidante, comece aos poucos. Participe na conversa nas pausas ou antes das reuniões. Pergunte sobre as suas vidas, interesses e ouça as respostas. Mesmo episódios curtos de união podem ajudar as pessoas a sentir-se mais à vontade umas com as outras.
- Observe e replique
Ninguém deve sentir-se pressionado a mudar a sua forma de ser para se encaixar, mas alguns ajustes no estilo de comunicação podem ajudar a deixar os outros mais à vontade. Se um profissional vem de um ambiente mais agressivo, onde competir com os pares era recompensado, a maneira como interagia com os colegas pode não combinar com um escritório mais colaborativo.
«Tendemos a responder positivamente aos nossos semelhantes, por isso, se se sente um estranho, então provavelmente precisa de ajustar o seu estilo», declara Mary Warriner, coach de carreira. «Pode observar durante um tempo e ver como a chefia lida com os seus colegas de trabalho ou como eles interagem uns com os outros. Isso pode dar pistas de por onde começar.»
- Peça ajuda
Procure um mentor, amigo ou colega para obter uma segunda opinião e outra perspectiva ou sugestões.
«Um mentor fora da sua equipa imediata pode dar feedback objectivo e sincero sobre que comportamentos favorecem dentro da organização e quais prejudicam. Se não tem um mentor, tente identificar alguém que ascendeu com sucesso na organização e com quem poderia ter uma conversa honesta e franca para discutir os passos a dar para “encaixar” melhor», recomenda Joseph Liu. «Após identificar alguns ajustes a fazer, decida quais considera viáveis e podem criar maior impacto positivo e, depois, aja.»
Se a situação for insustentável no longo prazo, considere entrar em contacto com o responsável de Recursos Humanos.
- Decida se é hora de seguir em frente
Se já fez tudo o que podia e ainda não se sente mais confortável com a sua situação actual, talvez seja hora de seguir em frente. Antes de começar a pensar nisso, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- Adaptar-me ao trabalho vai forçar-me a ser alguém que não sou?
- A adaptação exige que comprometa algum dos meus valores ou princípios fundamentais?
- Esforços adicionais para me encaixar farão a diferença para uma reputação negativa que eu possa ter desenvolvido no trabalho?
- O meu nível de stress está a fazer-me sentir esgotado, com problemas de sono ou falta de apetite?
Se se sente infeliz, priorize a sua saúde, actualize o seu cv, e encontre um caminho melhor.