Ser ou parecer, eis a questão

De nada nos serve possuirmos as competências e experiências profissionais ideais se não soubermos comunicá-las eficientemente, de acordo com os nossos objectivos e tendo em consideração o nosso contexto profissional.

 

Por Alexandra Lopes, Gestora de Imagem e autora do livro* “Ser + Parecer = Vencer. 21 dias para uma imagem com impacto”

 

Para comunicar uma imagem com verdadeiro impacto na sua actividade profissional, é fundamental perceber para onde quer ir, ou seja, quais os objectivos profissionais que pretende alcançar e o que ambiciona para a sua carreira profissional.

Na definição dos seus objectivos, formule-os sempre de uma forma positiva, utilizando verbos que indiquem que vai conquistar algo como, por exemplo: aumentar, elevar, aprimorar, implementar, comunicar, investir, ajudar, fomentar, criar ou alcançar. Evite definir um objectivo que implique negação, pois irá focar-se nessa negação e tal não é, de todo, o que se pretende.

Os seus objectivos profissionais devem ser reais, viáveis e o reflexo de si próprio, isto é, devem estar sintonizados na mesma frequência da sua identidade (o SER), dos seus valores e do contexto profissional no qual se insere.

Se constatar que os objectivos que pretende alcançar não estão alinhados com a empresa para a qual colabora actualmente ou com as funções que tem vindo a desempenhar até hoje, prepare-se atempadamente para uma possível promoção interna ou considere a possibilidade de abraçar um novo desafio numa outra empresa ou, quem sabe, até mesmo uma nova área profissional.

Lembre-se que passamos a maior parte das 24 horas do nosso dia dedicados à nossa actividade profissional, pelo que é crucial que se sinta realizado nessa área tão importante da sua vida. Caso contrário, toda a frustração e insatisfação irá reflectir-se nas restantes áreas da sua vida e irá afectar o seu equilíbrio no dia a dia.

Formule objectivos que dependam única e exclusivamente de si, caso contrário, não irá exercer total controlo sobre eles e facilmente se sentirá frustrado se não os atingir. A definição dos seus objectivos deverá ser sempre em seu benefício, não dependendo da aprovação ou influência de outras pessoas ou circunstâncias que não consegue controlar.

Seja o mais específico possível aquando da definição dos seus objectivos. Quando deverá ser atingido? Onde e com quem? Detalhe ao máximo os objetivos a que se propuser e foque-se em alcançá-los, evitando a dispersão e consequente desmotivação.

Defina objectivos com uma data específica para a sua concretização, composta por um dia, mês e ano. Caso contrário, tendencialmente irá adiá-los, correndo inclusivamente o enorme risco de não os concretizar.

Lembre-se sempre que, para atingir um determinado objectivo, este deve ser mensurável, permitindo que seja avaliado o quão efectivo ele foi. Esta será a chave do sucesso para vencer, resultado da perfeita sintonia e equilíbrio entre o seu ser e o parecer!

 

*Nota: O livro “Ser + Parecer = Vencer – 21 dias para uma imagem com impacto” será lançado na Feira do Livro de Lisboa, no dia 12 de Setembro, às 19h20

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