Sete dicas para sobreviver (e prosperar) no mercado de trabalho

A actual realidade reflecte-se no número de desempregados. Mas mesmo antes da crise Covid-19, o mundo já enfrentava o problema do desemprego. Para alguns especialistas, as inovações tecnológicas irão substituir muitas profissões existentes. Por isso, há que estar atento e agir.

 

Para eles as estimativas são pessimistas em relação ao número de vagas de trabalho, que gradualmente têm vindo a diminuir numa escala global. Mas há outros especialistas que defendem perspectivas mais positivas,afirmando que as inovações tecnológicas são inevitáveis, mas na medida em que algumas profissões vão desaparecer, outras surgem no mercado de trabalho, ou seja, ocorre uma evolução. Há mesmo quem defenda que as profissões do futuro ainda nem foram criadas.

O que falta hoje é qualificação profissional, condição indispensável para um mercado que exige cada vez mais do colaborador. Os trabalhos mecânicos e repetitivos tendem a serem realizados por máquinas e robôs. O mercado de trabalho procura um profissional criativo, inteligente e que use a inteligência. As organizações preferem colaboradores que exercem múltiplas funções e que conhecem todo o funcionamento da empresa, o que requer uma maior qualificação em nível académico e tecnológico.

Como sobreviver no mercado de trabalho

• Seja eclético, mantendo uma boa relação com diferentes origens culturais.
• Domine outros idiomas, no mínimo, o inglês e o espanhol.
• Informe-se sobre as empresas concorrentes, verificando o que elas têm de bom e de mau.
• Adapte-se às tecnologia.
• Não se limite a conhecer apenas o seu trabalho, procure conhecer todos os departamentos, funções e resultados das actividades desenvolvidas na empresa.
• Leia temas ligados com a economia para entender a dinâmica do mundo global.
• Seja pontual, responsável, discreto, sociável, comunicativo.

Ler Mais