Sete sinais de que chegou a hora de mudar de emprego

Uma vez que passamos a maior parte do tempo a trabalhar, é crucial encontrar energia e significado no que fazemos. Se se sente preso e tem vindo a questionar o seu propósito, pode ser um sinal de que deve procurar uma mudança de carreira.

 

Porém, antes de redigir a carta de demissão, certifique-se de tem uma oportunidade mais inspiradora delineada, até porque procurar emprego costuma ser mais fácil quando se está no mercado de trabalho. A Forbes partilha sete sinais de que é hora de embarcar em busca de um novo emprego:

  1. Não respeita o seu manager

A expressão “as pessoas não abandonam os empregos; elas abandonam as chefias” é verdadeira. Segundo a Gallup, 50% dos profissionais deixaram o emprego “para se afastarem do gestor”. Se acha que o seu chefe é inapto, não é de confiança, desonesto ou mesmo corrupto e não há hipótese de mudar de equipa, é um sinal claro para considerar novos horizontes.

  1. Sente-se uma engrenagem na máquina

Avalie o significado e o impacto do seu trabalho. Sente que está a fazer a diferença? Se o seu contributo parece insignificante e não há espaço para um trabalho com propósito, talvez seja hora de procurar uma função que se alinhe melhor com os seus valores e missão pessoal.

  1. A sua função não tem autonomia

Quando o trabalho parece imposto, com pouca consideração pelas suas preferências ou pontos fortes, isso indica que é desvalorizado. A autonomia é um dos principais factores-chave da satisfação no trabalho e a sua ausência pode ser frustrante e desmotivadora.

  1. Abomina as segundas-feiras

A ansiedade persistente nas noites de domingo é um indicador claro de que algo está errado. Se a ideia de começar a semana de trabalho o deprime, identifique a fonte. É o trabalho como um todo ou elementos específicos do seu trabalho que causam sofrimento? Se for este último, pode haver soluções para reduzir ou eliminar o pavor da segunda-feira. No entanto, se o trabalho em si for o problema, talvez seja hora de procurar noutro sítio.

  1. Não sente que pertence

O sentimento de pertença no trabalho vem do alinhamento com a missão e valores da organização, ao mesmo tempo em que há um reconhecimento e valorização pelos contributos dados. Sentir que pertence é fundamental para poder fazer o seu melhor trabalho e sentir-se realizado e grato. Segundo a McKinsey, a falta de sentimento de pertença é um dos três principais motivos pelos quais os profissionais abandonam os seus empregos no pós-pandemia. Se se sente deslocado ou desvalorizado, considere outras opções.

  1. Tem poucas oportunidades de aprendizagem e crescimento

Analise se a sua função actual o desafia e oferece oportunidades de inovação. A empresa apoia a sua aprendizagem e o desenvolvimento pessoal? Pode escolher as oportunidades de aprendizagem? Se estiver num “lago” estagnado de crescimento, isso pode estar a sufocar o seu potencial.

  1. Não consegue ver um caminho a seguir

Estar contente com a sua actual função não significa uma carreira gratificante se não houver espaço para progredir. Sem a oportunidade de expandir as suas competências e impacto pode estar a limitar o seu crescimento profissional. Vê um futuro com o seu empregador actual? Existem funções que gostava de experimentar?

Antes de dar o salto, avalie cuidadosamente estes factores. Uma abordagem cuidadosa pode garantir que o seu próximo passo seja em direcção a maior realização e sucesso. Lembre-se de que não se trata apenas de sair de uma situação negativa, mas de avançar para uma situação mais positiva e gratificante.

Ler Mais