Sétima edição do prémio de inovação da Altice recebeu mais de 100 candidaturas. Vencedores serão conhecidos no dia 21 de Novembro

Encerrou, no passado dia 1 de Outubro, o período de submissão de candidaturas à sétima edição do Altice International Innovation Award (AIIA), prémio de inovação na área da tecnologia, que voltará este ano a seleccionar novos protagonistas, de entre um grupo de 116 candidatos.

Esta edição do AIIA, cujos vencedores serão conhecidos no dia 21 de Novembro, volta a distinguir, a promover e a apoiar o talento tecnológico, reforçando o papel da Altice enquanto grupo inovador.

Das 116 candidaturas submetidas à organização do AIIA, marcadas pela diversidade e inovação dos temas, serão nove os projectos finalistas seleccionados, os quais irão disputar o primeiro lugar em cada uma das três categorias a concurso: Academia, Startups e Inclui by Fundação Altice.

O objectivo do AIIA é premiar alunos finalistas de doutoramento e startups em fase de incubação, que apresentem projectos inovadores em áreas tecnológicas relevantes para o core business da Altice – como, Inteligência Artificial/Machine Learning, Realidade Aumentada, 5G, Internet of Things, Smart Cities, Smart Living, Big Data, eHealth, Conteúdos Digitais, Redes do Futuro, Serviços Over the Top, Segurança, Blockchain, Tecnologias Quânticas, entre outras.

A sétima edição vai também destacar projectos que promovam a inclusão digital e a acessibilidade, no âmbito da categoria “Inclui”, dinamizada pela Fundação Altice.

Na última etapa do prémio, os nove finalistas a concurso vão defender os seus projectos perante o Grande Júri, presidido por Ana Figueiredo, presidente executiva da Altice Portugal, nas categorias Startup, Academia e “Inclui by Fundação Altice”.

Uma das novidades desta edição é a parceria entre a Altice Portugal e a Startup Lisboa, para apoiar as startups candidatas na fase de incubação dos projectos com vista à angariação de capital.

Também nesta edição, e pelo sétimo ano consecutivo, a Agência Nacional de Inovação (ANI) volta a juntar-se ao AIIA para atribuir a distinção Born from Knowledge (BfK) ao melhor projecto finalista “nascido do conhecimento” que resulte de actividades de investigação e desenvolvimento (I&D), premiando-o com um prémio monetário de 2500 euros, juntamente com a árvore do conhecimento, obra de arte símbolo da valorização do conhecimento científico e tecnológico nacional.

Ler Mais