Só se preocupa em desenvover as competências técnicas? Há outras indispensáveis ao sucesso

Existem outras competências, para lá das técnicas, que são indispensáveis para o sucesso em qualquer área ou profissão. São conhecidas como as ‘Transferable Skills’, ou ‘Competências Transferíveis’.

 

«Existem outras competências, para lá das técnicas, que são indispensáveis para o sucesso em qualquer área ou profissão. São conhecidas como as ‘Transferable Skills’, ou ‘Competências Transferíveis’, e representam aptidões básicas para o mundo do trabalho moderno, ou seja, exigidas e avaliadas em qualquer função», refere Vanda Brito, directora de Recursos Humanos da Kelly Services.

Numa altura propícia à procura de novos desafios, ou a acções de recrutamento, a consultora enumera e explica a importância das competências que qualquer colaborador deverá ter.

 

São elas:

· Boa comunicação: Não basta saber falar. É igualmente importante saber ouvir e escrever. O domínio destes três pilares comunicativos é de extrema importância para uma comunicação prática, ágil e eficaz com colegas, supervisores e/ou clientes;

· Pensamento crítico: Nem todos os problemas têm a mesma solução. É por isso que a capacidade analítica e crítica é vital para que cada desafio seja compreendido de forma minuciosa e para que a solução seja o mais responsiva possível;

· Criatividade: As grandes ideias ficam na história, precisamente, pelo seu grau de inovação. A criatividade pode ser demonstrada de diversas formas e em diferentes planos do trabalho (independentemente da área) e é vista como um dos traços mais importantes nos colaboradores e líderes, sendo muitas vezes o fator diferenciador em vários momentos de decisão;

· Trabalho de equipa: São já raras as tarefas atribuídas a uma só pessoa. Aos dias de hoje, trabalhar em equipa e apresentar-se como um elemento valioso para projetos colaborativos é um requisito indispensável a qualquer profissional;

· Multitasking: A noção de multitasking é regularmente entendida como a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas não é isso que se pretende. Esta competência corresponde, sim, à capacidade de saber priorizar tarefas, bem como organizar e gerir eficazmente o tempo útil de trabalho. Ao ritmo alucinante a que muitas vezes se trabalha, esta skill assume particular importância;

· Liderança: Envolve a capacidade de usar todas as competências anteriores para inspirar e motivar pessoas a melhorar o seu desempenho e a sua produtividade.

· Conhecimentos tecnológicos: São já raros os setores que não recorrem, de uma ou outra forma, à tecnologia. É, por isso, bastante importante estar a par dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos produzidos para o mundo laboral, sejam eles aplicações, ferramentas de trabalho ou simples conhecimento da linguagem tecnológica moderna.

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