Sofia Mendoça, McDonald’s: «Contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores é um dos nossos compromissos»

Consciente da relevância do seu papel como porta de entrada para o mercado de trabalho e, também, como local onde os jovens podem trabalhar e conciliar esse trabalho com os estudos, a McDonald’s deu uma dimensão mais robusta ao Programa Nacional de Bolsas de Estudo que lançou em 2008. O objectivo é permitir e possibilitar aos seus colaboradores a permanência no ensino superior.

 

Por Sandra M. Pinto

 

O dia 23 de Maio de 1991 assinalou a abertura em território nacional do primeiro restaurante da McDonald’s. Ao longo dos 29 anos de permanência da organização em Portugal, a McDonald’s tem vindo a cimentar uma posição de destaque no universo da restauração nacional, «assente não só no serviço que presta ao cliente, mas também nas boas práticas internas que tem implementado junto dos seus colaboradores». Isso mesmo garante a sua directora de Recursos Humanos, Sofia Mendoça, que garante que, «em tempos estranhos como aqueles que vivemos, a McDonald’s Portugal não baixou os braços, lutando contra as adversidades e readaptando o seu core business às novas exigências trazidas pela COVID-19».

Reconhecendo que os meses de confinamento foram desafiantes para todos os portugueses, a responsável não deixa de fazer notar que o sector da Restauração foi um dos mais afectados pelas consequências da pandemia. «Para contrariar o difícil contexto, o sector teve de se adaptar e apresentar uma resposta rápida e positiva, reinventando-se de modo a garantir a segurança e bem-estar de todos.» E foi isso que fez a McDonald’s, tendo intenção de liderar pelo exemplo e de ser parte da solução. Envolveu todas as áreas da empresa, das Operações aos Recursos Humanos, passando pela Qualidade, Marketing e Comunicação, «de modo a responder da melhor forma às novas exigências», sendo que, numa primeira fase, a empresa operou exclusivamente com os serviços McDrive e McDelivery e, a 18 de Maio, reabriu as salas dos seus restaurantes.

«Após o período de confinamento, na reabertura das salas dos restaurantes, preparamo-nos o melhor possível para voltar a receber os clientes na nossa casa», recorda Sofia Mendoça, partilhando:

«Para garantir o cumprimento das recomendações do Governo e da Direcção-Geral da Saúde e garantir que a McDonald’s é um dos locais mais seguros para voltar a fazer refeições fora de casa, reforçámos e adoptámos as mais rigorosas medidas de segurança e higiene, tendo como foco a protecção dos colaboradores e dos clientes, incentivando à adopção de boas práticas e comportamentos responsáveis por parte de todos, dentro e fora dos restaurantes.» O foco esteve em quatro áreas de actuação: protecção das equipas, distanciamento social, percurso contactless e boas práticas de higiene e limpeza.

As alterações passam por, à chegada, poder ser pedido aos clientes que aguardem à porta, mantendo o distanciamento físico, uma vez que cada restaurante obedece a uma limitação da capacidade máxima, quer ao nível da afluência, quer ao nível da restrição de lugares sentados, estando muitos interditos e intercalados. Também as portas de acesso e saída dos restaurantes estão limitadas, para garantir este distanciamento. Foi ainda criado um percurso para compra que privilegia o mínimo de contacto possível, com os pedidos a serem realizados através de quiosque digital, limpo e higienizado regularmente, ou nos balcões de atendimento, onde também se realiza o pagamento e levantamento de pedidos. Os balcões estão devidamente protegidos por barreiras acrílicas e foram instituídos procedimentos de entrega e pagamento que evitam o contacto entre colaboradores e clientes, garantindo, assim, entregas contactless, para a segurança de todos. «A nossa prioridade é garantir a segurança das nossas equipas e a total confiança na visita dos nossos clientes aos restaurantes e, assim, contribuir para que possam recuperar, de forma gradual, alguma da normalidade nas suas vidas, voltando a desfrutar de uma refeição fora de casa com toda a segurança, confiança e conforto», enfatiza Sofia Mendoça.

 

Manter a motivação
Reconhecer, agradecer e premiar as equipas faz parte da cultura da McDonald’s, e, no actual contexto mais do que nunca foi considerado fundamental manter os colaboradores motivados e envolvidos com o propósito da empresa. Para isso, a McDonald’s implementou diferentes iniciativas, como o lançamento, em Agosto, de um vídeo de agradecimento à resiliência dos seus 500 colaboradores que, «perante tempos adversos, nunca baixaram os braços e encararam o futuro e o “novo normal” com um espírito positivo e construtivo, o verdadeiro espírito McDonald’s», reconheceu Sofia Mendoça. Para além dos prémios de desempenho, este vídeo foi uma das formas que a McDonald’s encontrou para agradecer publicamente aos seus colaboradores. «São as grandes pessoas que fazem as grandes marcas e, na McDonald’s, contamos com todos para sermos essa grande marca e para continuarmos a proporcionar bons momentos, em segurança, a quem nos visita, mas também a todos quantos trabalham nesta casa.»

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Outubro (nº. 118) da Human Resources, nas bancas.

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