
Sonae conquista “European Excellence Award 2016”
O “Livro de Inovação no Retalho 2015”, pioneiro no sector empresarial a nível mundial venceu na categoria de “Publicação Externa”. A Sonae é uma das empresas mundiais que mais tem aumentado o investimento em inovação, investigação e desenvolvimento, registando um crescimento médio anual de 14,5% desde 2005.
A Sonae foi distinguida na cerimónia de entrega de prémios dos “European Excellence Awards 2016” na categoria de “Publicação Externa”, com o projecto “Livro de Inovação no Retalho 2015”, um relatório dedicado à inovação, pioneiro no sector empresarial ao nível mundial.
«O documento tem como conceito a explosão de cor, procurando celebrar a curiosidade, criatividade, entusiasmo, iniciativa, resiliência e orientação para o cliente das nossas pessoas e dos parceiros que participaram no desenvolvimento dos projectos retratados», esclarece-se em comunicado. «As explosões personificam ideias que se espalham, surpreendem e cativam todos à sua volta, boas ideias cuja concretização tem um impacto capaz de derrubar algo que estava criado e edificar algo melhor.» O “Livro de Inovação no Retalho 2015” celebra, assim, as boas ideias, o trabalho em equipa e os projectos que, de formas diferentes, substituem o que existia para produzir melhorias substanciais ou criar algo totalmente novo.
Os European Excellence Awards são uma iniciativa que distingue os melhores projectos de comunicação e relações públicas realizados ao nível mundial. As candidaturas são analisadas por um júri composto por 40 especialistas oriundos de todo o mundo, que avaliam a inovação, implementação, estratégia e impacto dos projectos, elegendo os finalistas e o vencedor de cada categoria.
Nuno Lopes Gama, head of Innovation and Future Tech da Sonae, destacou que «a Sonae está constantemente à procura de fazer mais e melhor no que respeita à inovação. Este prémio resulta desta dedicação, aplicada também à comunicação externa das nossas actividades da inovação, mas é, antes de mais, o reconhecimento do esforço de todos os que, directa e indirectamente, contribuíram para a inovação na Sonae, patente no “Livro de Inovação no Retalho”», faz notar.
Inovação no retalho da Sonae
Em 2015, a Sonae prosseguiu com a sua aposta estratégica na inovação, tendo gerado e implementado centenas de inovações que contribuíram para sustentar os seus negócios de retalho em Portugal e reforçar a sua presença a nível global.
Segundo os dados divulgados no “Livro de Inovação do Retalho 2015”, o investimento da Sonae em investigação, inovação e desenvolvimento aumentou de 22 milhões de euros em 2005 para 96 milhões de euros em 2014, traduzindo um crescimento médio anual de 14,5%.
Esta evolução foi acompanhada pelo reforço das suas equipas dedicadas às tarefas de inovação, as quais envolveram directamente cerca de 4400 colaboradores no último ano do período. Os processos de inovação também tiveram a cooperação dos colaboradores das áreas de retalho da Sonae, tanto na geração de ideias como na implementação das inovações.
O “Livro de Inovação do Retalho 2015” apresenta uma selecção de 75 inovações desenvolvidas e implementadas pelas marcas de retalho da Sonae, entre as quais o facto de surf sem fecho Deeply Zipperless Suit, que já representa 70% das vendas da sua gama; o Shopview, que permite monitorar as prateleiras do Continente de forma automática reduzindo 90% do tempo despendido na tarefa; e o Sales Assistant que permite aos colaboradores da Worten o início, desenvolvimento e conclusão do processo de venda através de um tablet ou página web diminuindo em 63% o tempo investido no processo.
Os exemplos de inovação incluem também o novo conceito de loja de moda infantil Zippy que melhora a experiência de compra de pais e crianças com mais de 80% de clientes satisfeitos, o novo Sistema de Transporte de Gelo no centro de pescado, o novo sistema de definição de preços da Worten, o novo modelo de lojas Continente Bom Dia mais eficiente ao nível dos custos e da operação, o novo packaging nos presuntos fatiados Continente, ou a nova gama de mochilas Note! com leds, colunas de som e GPS integrados.
O “Livro de Inovação no Retalho 2015” está disponível online.