Sonha trabalhar como freelancer? Há vantagens, mas também desvantagens. Eis o que deve saber

O trabalho em regime de freelancer é uma alternativa ao trabalho por conta de outrem. Um freelancer é um trabalhador livre, é um prestador de serviços sem qualquer vínculo laboral. Para saber se esta é uma boa opção para si, o Alerta Emprego dá a conhecer quais as vantagens e desvantagens de trabalhar como freelancer.

Cinco vantagens de ser freelancer

1. Ser o próprio chefe
Ser freelancer é ser o seu próprio chefe, o que o torna responsável por todas as decisões. Assim, as únicas pessoas a quem precisará de responder será aos clientes e a si mesmo. Além disso, também lhe permite organizar os seus projectos e trabalho como achar melhor, e implementar quaisquer mudanças que ache necessárias.

 

2. Flexibilidade de horários
Pode trabalhar quando quiser, o que lhe permite conciliar a vida profissional e pessoal, mas também trabalhar nas horas em que é mais produtivo. Isto é uma grande vantagem para quem é mais produtivo durante a noite, não estando preso a um horário fixo. Esta flexibilidade de horários permite que adapte o seu trabalho ao estilo de vida que deseja ter em vez do inverso.

3. Liberdade de escolha de trabalho
Ser freelancer permite-lhe escolher de onde quer trabalhar, seja numa esplanada, num espaço de coworking ou casa. Dá-lhe ainda a oportunidade de trabalhar ao mesmo tempo que viaja e assim aproveitar as duas coisas. Os trabalhadores remotos que abraçam este estilo de vida são chamados de nómadas digitais. O local de trabalho de um freelancer não depende de onde está o escritório, mas sim de onde existe uma boa ligação à internet.

4. Possibilidade de escolher os clientes
Ao trabalhar remotamente, os freelancers têm a possibilidade de trabalhar com clientes de qualquer parte do mundo. Assim, em vez de se ver obrigado a trabalhar com qualquer cliente, tem a possibilidade de escolher as empresas que quer e os projectos que o apaixonem. Isto pode ajudar a manter a motivação.

5. Potencial para um alto rendimento
Enquanto freelancer, todos os lucros serão para si. Isto faz com que haja uma oportunidade para ganhar mais, tudo depende do valor que cobra pelos seus serviços. Como freelancer, regra, quanto mais trabalhar e melhor for a qualidade do seu trabalho, mais possibilidades terá de aumentar os seus rendimentos.

Cinco desvantagens de ser freelancer

1. Requer disciplina e organização
Para se ser bem sucedido, precisa de ter muita disciplina e ser organizado. Ser o único responsável pelo seu trabalho também é sinónimo de ser o único responsável por qualquer erro ou atraso. Então, defina prazos realistas e garanta que o seu cliente sabe perfeitamente o que pode esperar do seu trabalho.

 

2. Não tem direito a férias e outros benefícios
Embora possa tirar férias quando quiser, não terá direito a subsídio de férias e tantos outros benefícios que os trabalhadores por conta de outrem têm. No entanto, pode e deve tirar férias na mesma, mas faça um bom planeamento financeiro.

 

3. Isolamento social
Se opta por trabalhar em casa, pode acabar por sentir o isolamento social. No entanto, esta desvantagem pode ter mais ou menos peso, consoante a sua personalidade. Já para quem sente falta de uma componente social, existem espaços onde os freelancers podem trabalhar, por exemplo espaços de coworking.

4. Há obrigações a cumprir 
Há obrigações legais a cumprir, como a emissão de facturas, entrega de declarações e até pagamento de contribuições à Segurança Social.

5. Trabalho e rendimento instável
Ser freelancer pode implicar um volume de trabalho e, consequentemente, um rendimento instáveis. É difícil prever quanto vai receber em cada mês se não souber que clientes terá e quanto irão pagar pelos seus serviços. Mas existe uma maneira de combater esta instabilidade. A melhor forma de conseguir um rendimento estável é angariar clientes que lhe tragam trabalho de forma recorrente.

Ler Mais