Susana Silva, El Corte Inglés Portugal: «As empresas estão a investir no reskilling, mas as pessoas têm de estar motivadas.»

Na análise aos resultados da 52.ª edição do Barómetro da Human Resources, Susana Silva, directora de Pessoas do El Corte Inglés Portugal, faz notar que «as empresas estão a investir no reskilling das suas equipas, disponibilizando recursos e tempo, mas ainda existem muitas pessoas que não têm motivação pessoal para esta mudança».

 

«Segundo este questionário, 45% dos inquiridos consideram que a criação e destruição de emprego estarão equilibrados. É verdade que os empregos estão a passar por muitas mudanças significativas devido ao avanço da inteligência artificial e da automação.

De acordo com o estudo da Randstad, mais de 80 mil empregos em Portugal deverão desaparecer nos próximos 10 anos, no entanto vão surgir novas necessidades/oportunidades em sectores como a Informática, Telecomunicações e Consultoria. A adaptação contínua e o desenvolvimento de novas habilidades deverão estar no pensamento de todos os trabalhadores, que têm de ter a capacidade de se adaptarem às constantes mudanças no mercado de trabalho.

Para colmatar estas novas necessidades, as empresas estão a investir no reskilling das suas equipas, disponibilizando recursos e tempo, mas ainda existem muitas pessoas que não têm motivação pessoal para esta mudança, e isso é o primeiro passo que tem de existir para o sucesso de qualquer investimento.

Mesmo assim, podemos de uma forma geral, e segundo este estudo, considerar que 55% das nossas equipas estão preparadas para fazer esta actualização, através do reskilling e upskilling.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Abril (nº.160) da Human Resources, no âmbito da LII edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais