Tangível Academy: Formação em Human-Centered design em Portugal

É essencial formar os profissionais, desde a liderança às operações, a incluírem o ponto de vista dos utilizadores no processo de design, para que as organizações possam criar produtos e serviços mais úteis e fáceis de usar.

 

Human-Centered Design (HCD ou, em português, design centrado no ser humano) é uma abordagem que coloca as necessidades, desejos e comportamentos dos seres humanos no centro do processo de design. Ou seja, permite criar produtos, serviços ou sistemas mais intuitivos, usáveis e relevantes para os seus utilizadores, envolvendo-os ao longo de todo o processo de design.

Para as empresas, implementar estes processos representa tanto um aumento das receitas, pois o produto ou serviço é mais facilmente aceite no mercado, como uma redução dos custos, por exemplo de apoio ao cliente, pois há menos problemas. Para as instituições públicas, representa um aumento da satisfação dos cidadãos e uma optimização de processos.

Tem crescido a procura de profissionais nesta área nos últimos anos, mas a oferta ainda está longe de ser suficiente. Por isso, é essencial formar os profissionais das empresas em Human-Centered Design, desde os líderes aos operacionais.

Quem cria e melhora produtos e serviços, no seu dia-a-dia, precisa de aprender técnicas e ferramentas que permitam envolver os utilizadores no processo de design, e assim identificar problemas e oportunidades que podem não ser evidentes de outra forma. Os líderes precisam de aprender uma nova forma de gestão de equipas e processos que incluam o contacto directo com utilizadores nas várias fases dos projectos.

 

Tangível Academy – Formação em HCD para profissionais
A Tangível é a empresa pioneira em Human- Centered Design em Portugal, e dar formação sempre fez parte da sua actividade, desde 2004. Ao longo destes anos, esta empresa tem trabalhado com várias organizações, privadas e públicas, para melhorar a experiência dos seus produtos e serviços e trazer resultados mensuráveis para o seu negócio. Nestes projectos, foram sendo identificadas necessidades de formação dos profissionais destas organizações. Por este motivo, a formação in-company e à medida em HCD sempre foi uma solução oferecida pela equipa da Tangível.

Desde 2018, é responsável exclusiva pela Certificação internacional UX-PM em Portugal. Esta formação é dirigida não só a profissionais de UX, mas a todos os profissionais que querem compreender os fundamentos da Experiência do Utilizador (UX), adoptar as metodologias de UX, gerir equipas que integrem estas competências e incorporar UX na estratégia de negócio das suas empresas. Esta certificação foi criada pela UXalliance, consórcio mundial do qual faz parte a Tangível. Pertencer à UXalliance permite à empresa ter acesso e partilhar boas práticas de empresas e profissionais muito experientes em HCD e actuar com base no estado da arte global.

Após acumular uma vasta experiência de complementaridade entre as actividades de consultoria e formação, surgiu a necessidade de estruturar e alargar o âmbito da actividade formativa. Assim, a Tangível procurou um modelo de formação que permita responder de forma mais sistemática e eficiente às necessidades de formação em UX e potencie a maturidade nesta área, por parte dos profissionais e das organizações em Portugal. Foi este contexto que deu origem à criação da Tangível Academy.

Actualmente, esta academia tem cursos complementares à Certificação UX-PM apostados na especialização e desenvolvimento de competências específicas, como User Testing, Design Thinking, UX Writing, Design Systems, Lean Design Sprints, entre outros. A oferta formativa da Tangível Academy está em constante crescimento.

 

Porquê a Tangível Academy
Fazer parte de uma equipa que se dedica tanto à consultoria como à formação permite à Tangível conhecer:
-As necessidades das organizações;
-As competências que os profissionais precisam desenvolver;
-Os percursos profissionais das pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar na área;
-Os obstáculos ou barreiras que a formação pode ajudar a resolver.

A abordagem da Tangível Academy passa por prestar um acompanhamento personalizado aos seus alunos antes, durante e depois da formação; e também desenvolver acções à medida das necessidades das organizações. A dimensão das turmas é pequena para promover a proximidade aos formadores e a partilha de experiências no grupo.

A Tangível acredita que ainda há muito a fazer na promoção da maturidade de UX em Portugal, e que a formação tem um papel fundamental neste percurso. Assim, a missão desta empresa continuará a passar por:
-Ensinar com formadores que são profissionais experientes na área;
-Transferir conhecimento rigoroso através das abordagens e metodologias que ensinamos;
-Desenvolver as melhores práticas;
-Atender às necessidades das organizações, detectadas nestes mais de 18 anos de trabalho de consultoria.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Formação” na edição de Junho (n.º 150) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais