Taxa de ofertas de emprego mantém-se estável na Europa no quarto trimestre de 2022

A taxa de ofertas de emprego manteve-se estável no último trimestre de 2022 na Europa, permanecendo nos 3,1% na zona euro e recuando uma décima, para os 2,8%, na União Europeia, divulgou o Eurostat.

 

De acordo com os dados publicados pelo serviço estatístico europeu, os 3,1% de ofertas de emprego nos países da moeda única comparam com uma taxa idêntica no terceiro trimestre do ano passado e representam uma subida em termos homólogos, já que no último trimestre de 2021 a taxa fixara-se nos 2,8%.

No conjunto dos 27 Estados-membros da UE, a taxa de ofertas de emprego de 2,8% representa um ligeiro recuo face ao trimestre anterior (2,9%), mas um avanço face aos 2,6% registados um ano antes.

Entre Setembro e Dezembro do ano passado, as maiores taxas de ofertas de emprego foram observadas na Áustria (4,6%), Bélgica e Países Baixos (4,5% cada) e as menores na Roménia e Bulgária (0,8% cada), enquanto em Portugal se fixou nos 1,5%, o que significa um ligeiro recuo face ao trimestre anterior (1,7%), mas um aumento de meio ponto percentual em termos homólogos (era de 1,0% no último trimestre de 2021).