TechOf: Um novo centro de formação destinado às TIC
A TechOF é muito mais que uma nova escola de programação.
É um novo Centro de Formação e Especialização Tecnológica, com um método de ensino único e exclusivo, importado de Israel, que conta com mais de 50 anos de experiência na requalificação de profissionais de qualquer área. O objectivo é formar estes profissionais para oportunidades de emprego nas novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). A TechOf será o único Centro que poderá aplicar esta metodologia em Portugal, a J.E.T. Design.
De acordo com Diogo Reis Pereira, CMO da TechOf, este novo centro de formação pretende «ser um centro de referência para o reskilling e upskilling: a nossa proposta de valor passa por fazer a requalificação de estudantes e profissionais para estas áreas, ajudando-os, através dos nossos serviços e com o apoio dos nossos parceiros, a enveredar numa nova carreira e a entrar directamente no mercado de trabalho. Os nossos cursos são em regime pós-laboral, num ambiente teórico-prático, e num espaço temporal de seis a nove meses».
A TechOf nasceu ao identificar uma lacuna no mercado: a grande falta de profissionais na área das TIC. Dadas as necessidades de recrutamento crescentes em Portugal e no estrangeiro, e, por outro lado, a falta de profissionais qualificados para satisfazer estas ofertas de emprego, a TechOf apresenta-se como uma solução de formação eficiente em diversas áreas fundamentais para o mercado profissional das novas tecnologias de informação e comunicação.
Diogo Reis Pereira refere que «principalmente desde a pandemia, a digitalização das empresas acelerou abruptamente e a quantidade de profissionais necessários para satisfazer as necessidades das empresas também. Dados da GeekHunter, empresa de recrutamento de profissionais de IT, fala de um aumento de mais de 300% do número de vagas em aberto nos últimos anos».
Do mesmo modo, mais de 80% dos líderes planeia acelerar a digitalização e mais de 60% das empresas dizem estar com dificuldade em recrutar no sector da tecnologia. Simultaneamente, dados europeus revelam que o número de licenciados na área não é suficiente para satisfazer a oferta de emprego disponível e, ainda, que não têm as competência necessárias para ingressar, por exemplo em funções de programação. «Estamos perante a metodologia de ensino J.E.T. Design – job effective training – que mais do que ensinar as competências necessárias, prepara os alunos para os desafios reais do mercado de trabalho» diz o CMO da TechOf.
Já em Março arranca a actividade do novo centro de formação com duas turmas. Os formandos poderão ser jovens estudantes das áreas de engenharia ou profissionais da área que pretendam dar um boost à sua carreira através da programação. Poderão também ser estudantes ou profissionais da área do design que, numa vertente mais artística, pretendam adquirir skills e competências associadas ao ambiente digital ou web. Com um background mais amplo e abrangente, a TechOf espera receber vários alunos interessados no curso de Digital Marketing e Data Analyst. Por agora, os cursos disponíveis serão Full- -Stack Developer; Front End Developer; UX/UI Designer; Digital Marketing Specialist e Data Analyst.
A METODOLOGIA
J.E.T. Design – job effective training é o nome da nova metodologia criada por profissionais de Israel com mais de 50 anos de experiência na requalificação de pessoas sem qualquer experiência em Tech para empregos nas áreas das novas tecnologias de informação e comunicação. O método foi desenhado no exército israelita, com o intuito de formar o exército, de forma prática e rápida, para a necessidade de entender e dominar as áreas tecnológicas.
Esta metodologia está presente nos materiais didácticos e conteúdos teórico-práticos dos cursos da TechOf, que se realizam em horário pós-laboral, três vezes por semana, e com trabalhos em grupo, realizados e avaliados com a ajuda das empresas parceiras.
Diogo Reis Pereira conclui afirmando que este ano «vamos estar muito focados no arranque dos nossos cursos, na qualidade das aulas e no sucesso profissional dos nossos alunos. Neste ano de arranque estaremos também muito empenhados em estabelecer parcerias com empresas de diversos sectores, promovendo actividades, workshops, talks, e outros formatos, também online. Queremos formar 500 alunos com uma taxa de 100% de empregabilidade».
Para futuro, a TechOf vai ponderar a abertura de cursos 100% remotos, a possibilidade de um segundo centro no Porto e também o lançamento de novos cursos como cibersegurança ou gestão de projectos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Academias” na edição de Março (n.º 147) da Human Resources, nas bancas.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.