![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/04/lider.jpg)
Tem alma de líder? Responda a estas perguntas e descubra
Ascender a um cargo de management pela primeira vez é um marco significativo na carreira. A Harvard Business Review ajuda a identificar as competências que são necessárias desenvolver antes de dar o salto.
Se tem uma oportunidade de promoção à vista ou gostaria de começar a investir na sua carreira nesse sentido, comece por colocar a si próprio estas cinco questões:
- Qual é o meu estilo de liderança? Reflicta sobre os seus pontos fortes, personalidade e valores e, de seguida, decida como deseja ser conhecido. Lembre-se de que pode adaptar a sua abordagem ao longo do tempo.
- Como vou ajudar a minha equipa a crescer? Entender como medir o desempenho e avaliar as lacunas e oportunidades de crescimento na sua equipa será essencial na função de manager. Reserve um tempo para analisar a forma como a sua promoção pode afectar a estrutura e a dinâmica de equipa.
- Como vou priorizar e delegar trabalho de forma eficaz? Pergunte a si mesmo que tarefas precisaria deixar de fazer, quais as que teria de continuar a fazer e quais deveria investir mais tempo, e como supervisionará e prestará contas pelo trabalho que atribui a outras pessoas.
- Sou bom a falar em público e consigo conduzir reuniões? Faça uma avaliação honesta das suas competências de comunicação e avalie o seu nível de conforto ao conduzir reuniões e apresentações para grupos maiores.
- Sinto-me confortável em dar feedback e resolver conflitos? Orientar, abordar lacunas de desempenho e resolver problemas interpessoais são responsabilidades de gestão fundamentais. Recorde os problemas que pode ter testemunhado com colegas de trabalho em relação a processos, projectos ou dinâmica interpessoal. O que aprendeu com o que observou?
Ler Mais