Tem colegas de trabalho (muito) difíceis mas não os pode ignorar? Saiba como lidar com eles

Todos sabemos que há dias em que apetece rir à gargalhada e outros em que a vontade de ver ou falar com alguém é zero. Essas situações acontecem e são normais. Porém, também é verdade que há algumas pessoas mais difíceis do que outras. Aí já se tratam de características de personalidade e não de estados de espírito. 

Estando num escritório, com várias pessoas, em que o trabalho de equipa é uma constante, é provável que nos deparemos com ambas as situações: colegas que estão a ter um dia menos bom e outros colegas que são sempre assim: difíceis.

A Harvard Business Review identifica três tipos destes colegas de trabalho mais problemáticos e deixa dicas de como lidar com cada um deles.

 

O pessimista. Aquela pessoa que vai às reuniões e não tem nada de positivo para dizer (nunca) e até parece divertir-se a descobrir todas as maneiras possíveis para que um projecto ou iniciativa falhe. Para lidar com este tipo de colega, reconheça as suas “queixas” e reformule-as. Apresente uma interpretação alternativa, mais positiva; pergunte se ele tem alguma ideia construtiva; ou sugira até mesmo formalizar o papel desse colega como o “advogado do diabo” em brainstorms de equipa.

 

O passivo-agressivo. Este é o colega que diz uma coisa, mas faz outra, tem uma linguagem corporal negativa, mas insiste que está tudo “bem” e faz elogios indirectos que soam estranhos. Para gerir a sua relação de trabalho, evite expô-lo. Em vez disso, trabalhe para entender qual o seu background. Concentre-se na mensagem subjacente e crie um ambiente seguro para ambos partilharem o mesmo espaço de trabalho.

 

O sabichão (ou seja, a pessoa que se acha a mais inteligente da sala). Para lidar com o sabichão, solicite preventivamente que todos evitem interromper as reuniões, peça que sustentem as suas opiniões com factos e demonstre humildade e mente aberta na sua equipa.

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