Tem de lidar com narcisistas? O segredo é saber como eles pensam

A melhor forma para lidar com um colaborador ou colega narcisista é saber como funciona a sua mente e a partir dai aprender a conviver com ele.

 

Sabemos que pessoas narcisistas acreditam no seu potencial e consideram-se os indivíduos mais importantes do mundo. O colaborador narcisista luta para se tornar no centro das atenções, pelo que precisa de receber elogios e ser admirado a cada segundo.

Estes traços podem refletir-se de forma muito negativa no ambiente de trabalho, prejudicando a performance da equipa e os resultados da empresa.

O sucesso da organização depende do trabalho de todos os colaboradores de igual forma, mas na cabeça de um narcisista, existe a certeza de que ele é o colaborador mais importante da empresa e que os colegas são meros coadjuvantes.

Todos conhecemos alguém assim certo? Ele ou ela sente-se o único e encara sequer a possibilidade de alguém ser tão bom ou mais do que ele ou ela.

A convivência com esse género de pessoa exige muito sangue frio, pois é preciso calar muitas vezes para evitar conflitos. O narcisista quer que as coisas sejam feitas exactamente como ele pede; caso alguma seja feito de forma diferente, a probabilidade de ter problemas com essa pessoa é alta, principalmente se for o chefe.

Pessoas narcisistas também exigem lealdade, independentemente de tudo. Não se importam com os sentimentos alheios, antes pelo contrário, consideram que ter sentimento é sinal de fraqueza.

 

Um dos maiores desafios para quem trabalha com estas pessoas tóxicas é continuar motivado e feliz com o seu emprego.

Os narcisistas têm o poder de devastar o ambiente e acabar com a autoconfiança dos que trabalham em seu redor, pois acreditam ser melhores do que qualquer um e não medem esforços para deixar isso claro.

Ignorar estas pessoas não é fácil, mas é a única forma de conseguir permanecer imune a elas. Não deixe que os comentários dos narcisistas interfiram no resultado do seu trabalho e na sua capacidade de executar bem as suas tarefas.

As relações com este tipo de colaboradores são delicadas, pois são indiferente às expectativas ou contribuições das pessoas que os cercam.

Não poucas vezes, o narcisismo vem acompanhado de uma volatilidade emocional: num dia está receptivo e educado, conversa normalmente e quase age como uma pessoa normal, enquanto no dia seguinte, pode estar completamente diferente, não conversando nem cumprimentando.

Depender de si conseguir lidar com esta situação e não deixar que a mesma atrapalhe o seu desempenho e, mais importante, a sua saúde física e mental.

Não existe uma fórmula mágica para lidar com pessoas narcisistas no local de trabalho, assim o melhor é permanecer o mais distante possível dessas pessoas, não permitindo que dominem a sua sanidade mental.

Ler Mais