Tem dificuldade em manter os seus melhores colaboradores? Pratique estas três dicas (que não envolvem dinheiro)

Os melhores colaboradores são difíceis de encontrar e se estiverem descontentes não hesitam em mudar de trabalho, porque conhecem o seu próprio valor e sabem que podem encontrar outra empresa que os valorize. A pensar nisso, Ian Daley, fundador da Daley & Co, empresa de educação de liderança, partilhou no linkedin três dicas para manter os melhores colaboradores na sua organização.

Siga-as:

1. Mantenha o diálogo – Mantenha as linhas de comunicação abertas com os colaboradores, se possível tenha conversas semanais regulares e consistentes.

2. Seja curioso – Descubra o que envolve os colaboradores ao perguntar-lhes directamente «o que o motiva a dar o melhor no trabalho?»  Não precisa de uma ferramenta de avaliação ou um relatório para obter estas informações, basta perguntar.

3. Agir – Depois de saber o que impulsiona seus colaboradores, crie um plano e siga-o. O seu trabalho como novo gestor é obter resultados e reter os bons colaboradores. Ter um plano acordado com os colaboradores faz a diferença. É claro que nunca é infalível, mas as hipóteses de estar ciente dos possíveis problemas e ser capaz de resolvê-los de forma proactiva são maiores com um plano em vigor.