
Tem dificuldade em ser produtivo? Veja estas dicas
O termo produtividade significa característica ou condição do que é produtivo; capacidade de produzir. Podemos dizer que a produtividade está intimamente associada à organização, ao planeamento das metas e à capacidade de foco na realização de tarefas.
O indivíduo que não possui as competências citadas acima, ou não as põe em prática, no final da sua tarefa não está a ser produtivo. A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os factores de produção utilizados. Entende-se por produção, bens produzidos, por exemplo: número de produtos produzidos.
Os elementos de produção podem ser apontados como indivíduos, máquinas, materiais, entre outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade de produção por elementos usados, maior será a produtividade. Esta função é exemplificada como o conjunto de actividades que se movimentam rumo à mudança, ou seja, tem relação directa com o crescimento.
Produtividade e qualidade de vida
O que é qualidade de vida? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objectivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Portanto, temos a necessidade de que ela se faça presente tanto na nossa vida pessoal, quanto na carreira profissional.
Saúde física e mental, relações interpessoais, relacionamento amoroso, relação com o meio externo, crenças religiosas, são exemplos de alguns itens que apontam para a percepção do indivíduo em relação à sua condição de existência, de ser único. Dependendo do grau de satisfação com as áreas da sua vida, o sujeito pode classificar-se portador de qualidade de vida.
Vilões da produtividade
É de se notar que a produtividade é muitas vezes inconstante, há dias em as actividades rendem de forma extraordinária, porém noutros dias pode parecer que tudo estagnou. Mas como proceder para que a produtividade mantenha constante na vida das pessoas?
Sobrecarga de trabalho: No momento que vivemos, em pandemia mundial, muitas empresas, para não fechar as portas, reduziram o quadro de colaboradores originado uma sobrecarga de tarefas diárias para os colaboradores que ficaram.
Falta de planeamento: Planear é elaborar um roteiro, ou seja, colocar os seus objectivos no “papel”. Quando não se faz isso, a consequência perder-se a meio do caminho, não sabendo qual o próximo passo a dar.
Distrações: Redes sociais, conversas com amigos, telemóvel, televisão, etc. Estes são alguns dos factores que tiram o foco daquilo que deve ser realizado e que afectam a produtividade do indivíduo.
Ausência de foco: Não estar focado nas actividades leva directamente aos agentes das distrações, pois quando não há foco o indivíduo esquece-se completamente das suas tarefas e deixado-as de lado. Quando o foco cai, a produtividade também.
Como ser mais produtivo
A respeito da sobrecarga de tarefas do dia-a-dia, seja a organizado. Com organização conseguirá visualizar cada passo a ser dado, terá o controle das tarefas a serem cumpridas e, deste modo, poderá ter mais hipóteses de se tornar produtivo.
Planeie as suas metas, escreva-as num papel e coloque-as num lugar visível para futuras consultas. Foque-se no que precisa de ser feito, elimine os vilões da distração, afaste-se quando necessário ou coloque horários específicos para que não haja abstinência.
O planeamento evita que se ande em círculos e que não se cumpram as metas. Quando não se planeia, uma das consequências é a procrastinação.
Ter foco é essencial quando se quer chegar a algum lugar. O foco está ligado ao desejo, à vontade, a ter garra para alcançar um sonho, por exemplo. Quando se quer muito algo, não importa a estrada cheia de obstáculos, pois no final está o “troféu”, algo que se deseja alcançar. Não olhe para trás, ou pense em desistir, foque-se no seu objectivo que se encontra no final do percurso e tenha força de vontade para dar um passo de cada vez.
Tornar-se numa pessoa produtiva não é um trabalho fácil, requer renúncia de distração, disciplina, organização, planeamento e foco. Dê um passo cada dia, realize as tarefas que estão ao seu alcance no momento, não queira ter sucesso da dia para a noite. Esse processo leva tempo.
Organize as suas metas e coloque em prática as tarefas a serem realizadas.