
Tem dificuldade em ter um mindset positivo no trabalho? Siga estas dicas e inverta essa tendência
O mindset no local de trabalho é fundamental, mas geri-lo é mais difícil do que parece. A verdade é que a atitude certa no trabalho influencia a produtividade, a motivação, o empenho e até a dedicação do colaborador. Alguns têm-na, outros nunca a terão e, para muitos, é uma missão diária.
Actualmente, uma atitude positiva está no topo das preferências dos empregadores, como paixão, optimismo e resiliência, em detrimento de competências e experiência. As competências podem ensinar-se, o mindset não.
Quando se fala de “atitude certa” em contexto profissional são muitas as qualidades que encaixam, dependendo dos requisitos da função e do negócio. Segundo um artigo da Adidas, o “Five Factor Model” usado para medir a personalidade foca-se em diferentes combinações de características: amabilidade, abertura, extroversão, neuroticismo e consciência. Em maior ou menor escala, são estas que influenciam, a curto ou longo prazo, a nossa postura no trabalho.
Um mindset positivo aumenta a capacidade de lidar com o stress, promove a criatividade e a inovação, o espírito de equipa e skills de liderança. Já uma atitude negativa pode resultar em falta de engagement, menos produtividade e uma ruptura com a cultura da empresa. Para as organizações, no que diz respeito às atitudes das equipas, o mais importante é o facto de serem contagiosas, daí ser fundamental cultivar um mindset positivo.
Preocupações com filhos ou familiares idosos, falta de sono ou má alimentação são alguns dos factores que perturbam a concentração e o foco de qualquer pessoa. No trabalho, temas como bem-estar financeiro, autonomia e propósito são também variáveis que moldam a nossa atitude no emprego.
Quer seja por parte da empresa como dos colaboradores, promover uma atitude positiva no local de trabalho é vantajosa, e a prová-lo está o investimento em programas e iniciativas de bem-estar actualmente presentes na maioria das organizações. Além do bem-estar físico e mental, existem mais factores que contribuem para uma atitude positiva no trabalho. Segundo um estudo da Google, o significado e impacto do trabalho, a clareza de objectivos e poder contar com os outros são temas-chave para haver um sentimento de segurança psicológica e um ambiente onde é possível arriscar sem receio de vergonha ou fracasso.
Se quer desenvolver e melhorar a sua atitude no trabalho, leia estas dicas com atenção.
Converse consigo
A relação mais importante que vai ter, seja no trabalho ou na vida pessoal, é consigo mesmo. Os psicólogos consideram a “autoconversa” um factor que contribui em larga escala para as nossas atitudes perante o trabalho e a vida. Estudos revelaram que é particularmente eficaz queando se tratam de novas tarefas ou projectos, pois representam novos desafios e levam-nos a duvidar de nós mesmos. A voz interior pode transformar o negativo em positivo.
Reformule o negativo
Ao reformularmos a resposta negativa aos desafios que enfrentamos, permite-nos analisar questões sobre outras perspectivas e os eventuais benefícios numa mudança de atitude. A pressão e o stress também são um bom sinal, já que significa que o trabalho ou o projecto é importante para si. Se olhar para as situações sob uma perspectiva de gratidão e não de obrigação, a mudança de mindset irá permitir ver a “bigger picture” e oportunidades escondidas.
Recorra aos colegas
Porque o cérebro nos protege da dolorosa verdade, nem sempre somos os melhores a julgar-nos. Uma das formas de conseguirmos a consciência necessária para modificar atitudes que nos impedem de mostrar o nosso melhor eu é recorrer a colegas com quem passamos mais tempo, com quem partilhamos experiências e em quem confiamos.