
Tem espaços em branco no seu currículo? Saiba como justificar essas “lacunas” numa entrevista de emprego
Os espaços em branco de um CV correspondem a intervalos de tempo em que um profissional não tenha trabalhado devido a uma licença sabática, de desemprego ou médica. São muito comuns e não devem esconder-se. A Robert Walters, consultoria global de recrutamento analisa as melhores formas de falar sobre os espaços em branco de um CV.
Numa entrevista de emprego, como devem ser abordadas as lacunas no currículo?
- Deve fazê-lo honestamente e com auto-confiança.
- Dê um nome a cada um dos espaços do CV, e explique-os um a um.
- Enfatize qualquer programa de estudo ou desenvolvimento profissional que tenha sido concluído.
- Não se preocupe se foi despedido de um trabalho anterior. É comum e não tem de dificultar um processo de selecção.
Se tiver feito algum curso ou especialização durante o período em que não tenha trabalhado, não há razão para se envergonhar ou escondê-lo. Pode explicar ao entrevistador porque é que fez esse curso e se o objectivo foi alcançado no final do mesmo.
«Cada vez mais profissionais fazem uma pausa na carreira para melhorar a sua formação ou para apoiar a sua experiência profissional. Ter uma melhor educação e formação pode ajudar o seu currículo a destacar-se de outros candidatos, o que é muito importante quando se procura um novo emprego», defende François-Pierre Puech, director da Robert Walters Portugal.
«Enquanto o profissional estiver aberto e sincero em relação à sua situação, um despedimento não tem de o prejudicar quando se trata de arranjar um novo emprego», acrescenta François.