![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/07/entrevista1.png)
Tem gaps no seu CV? Saiba como justificá-los com sucesso numa entrevista de emprego
Lacunas no percurso profissional são comuns e não devem ser entendidas como obstáculos na procura por emprego, sempre e quando estejam correctamente enquadradas, avança a Forbes.
Quase todos os profissionais com mais de 10 anos de experiência têm uma interrupção no seu percurso. Durante crises económicas, como a crise financeira e a pandemia, restruturações e despedimentos são prática comum.
Jack Kelly, especialista em recrutamento, CEO e fundador da WeCruitr, partilhou com a Forbes dicas para que os gaps no cv não sejam motivo de vergonha.
Um empregador empático não deverá julgar alguém por estar desempregado há algum tempo. Um manager compassivo e realista entende perfeitamente que a vida acontece e que pode haver períodos em que um profissional não está a trabalhar em full-time.
Para lidar facilmente com esses períodos de desemprego, durante uma entrevista, basta ser honesto. Foque o lado positivo, mostre como se manteve actualizado, com confiança, concisão, e pratique a sua resposta. Se seguir essas estratégias, aliviará as preocupações do entrevistador e demonstrará as suas qualificações e experiência para a função.
Seja honesto
Se houver um período prolongado – seis meses ou mais – de desemprego no seu currículo, o entrevistador provavelmente perguntará o porquê. Irá perguntar-se por que outra empresa não o contratou nesse período, se tem um bom historial e possui as competências pretendidas.
Deve abordar o gap no seu percurso de forma honesta e directa. Evite inventar desculpas ou mentir, pois a verdade vem sempre à tona.
Foque-se no lado positivo
Enquanto o entrevistador está a tentar descobrir mais sobre essa lacuna, enfatize o que fez durante esse período que poderá ser visto como positivo. Basicamente, quer saber se não esteve no sofá durante seis meses.
Explique como tem preenchido o seu tempo, com actividades produtivas, como voluntariado, aquisição de novas competências ou cuidar de um familiar doente. Isso pode demonstrar iniciativa e dedicação.
Mostre como se manteve actualizado
Durante a entrevista, explique como acompanhou as tendências e desenvolvimentos do sector durante o período de hiato e continuou a apostas nas suas competências e conhecimento. Se fez algum trabalho de consultoria ou como freelancer, não deixe de o mencionar. Obteve alguma certificação ou diploma durante essa pausa no emprego? Também pode realçar a forma como exercitou competências interpessoais, como a comunicação, se tiver trabalhado no retalho por exemplo, porque sentia falta da comunicação interpessoal.
Ao destacar as competências e experiências adquiridas durante esse período, mostra que é proactivo e comprometido com o desenvolvimento profissional.
Seja confiante
Não fique na defensiva ou peça desculpas pela lacuna no seu cv. Em vez disso, seja confiante e concentre-se nas suas competências e experiências que o tornam um forte candidato para a função. Mostre que foi selectivo no seu processo de procura de emprego e não está apenas a tentar agarrar a primeira oportunidade que aparece, o que explica o facto de ainda não ter conseguido um emprego.
Seja conciso
Não divague no tema. Mantenha a explicação breve e directa e, seguidamente, passe para as suas qualificações e experiência.
Pratique a sua resposta
Prepare uma resposta clara e concisa para a pergunta sobre o gap na carreira. Pratique a resposta para poder transmitir confiança durante a entrevista.
Guião para usar numa entrevista de emprego
“Experienciei uma pausa na carreira, porque [motivo pelo qual esteve desempregado]. Durante esse período, [o que fez durante esse momento].
Voltar ao trabalho foi sempre uma prioridade e estou pronto para isso. Entendo que as lacunas no meu percurso profissional podem ser uma preocupação para os recrutadores, mas gostaria de garantir que estou comprometido com a minha carreira e tenho acompanhado as tendências e desenvolvimentos do sector desde então. Estou entusiasmado para trazer as minhas competências e experiência para esta função e contribuir para o sucesso da empresa.”