TikTok cresce em Portugal e abre novas oportunidades para cargos com foco no país

O TikTok está a crescer em todo o mundo, e não apenas em Portugal. Alguns números divulgados em 2021 mostram que milhões de europeus começaram a usar a aplicação chinesa, e a projeção é para um crescimento constante nos próximos.

Por aqui, o impacto está a acontecer até mesmo no mercado de trabalho, com a empresa de tecnologia chinesa ByteDance a oferecer novas oportunidades para profissionais fluentes na língua portuguesa. Isso significa mais investimento nas regiões que criam conteúdo neste idioma, principalmente no Brasil e em Portugal.

No ano passado, a empresa responsável por controlar o TikTok havia divulgado algumas novidades no mundo do recrutamento de profissionais. A ideia do projecto-piloto, denominado TikTok Resumes, surgiu como uma nova maneira de atrair talento e o resultado deve ser positivo.

Disponível apenas nos Estados Unidos, este projecto funciona como um currículo em formato de vídeo online. Ou seja, ao invés de criar um PDF com detalhes profissionais, a pessoa pode de maneira simples contar neste formato um pouco mais da carreira.

Essa nova ideia deve ganhar espaço em outras regiões, inclusive cá em Portugal. Os números da rede social chinesa por cá estão a crescer desde 2020, e não faltam profissionais interessados em trabalhar com a app.

Isso fez com que novas oportunidades surgissem, e algumas oportunidades para pessoas fluentes em português começaram a surgir. Em dezembro do ano passado, por exemplo, a empresa de tecnologia abriu vagas para: Global Quality Assurance Specialist, Content Operation Labeling Specialist e Law Enforcement Emergency Response Specialist. Todas essas direcionadas ao mercado português.

Novas vagas estão a surgir em 2022, e o foco do TikTok parece ser o mercado da língua portuguesa. Além de Portugal, o Brasil também surge como um grande potencial e o trabalho em conjunto entre esses dois países pode facilitar o trabalho.

Isso pode representar até mesmo a abertura de um escritório da empresa cá, assim como aconteceu em território brasileiro. Essa presença seria importante para a economia portuguesa, e também para o mercado de trabalho. As redes sociais estão a ganhar cada vez mais importância neste sentido.

Incentivo aos criadores de conteúdo

A contratação de funcionários portugueses ou brasileiros é uma maneira da app focar na produção de conteúdos no idioma português. Afinal, é preciso ter profissionais desses dois países no TikTok para que a plataforma saiba como trabalhá-los.

O potencial de consumo é alto, pois o consumo de vídeos online no Brasil e em Portugal é alto, e não deve diminuir tão cedo. É uma forte tendência, que incentiva mais pessoas a criarem conteúdos assim.

Outro aspeto importante, que não pode ser deixado de lado, é a facilidade na criação de conteúdos assim. Existem diversas ferramentas online para editar vídeo, e isso faz com que mais pessoas possam publicar nas redes sociais.

O TikTok ganha com isso, pois são mais pessoas engajando nas publicações. Os vídeos estão a conseguir cada vez mais alcance na web, e isso só vai motivar a produção audiovisual online. Uma boa notícia para esse mercado.

As redes sociais sempre foram taxadas como entretenimento, mas os últimos dois anos mostram uma situação diferente. O TikTok causa um forte impacto em todo o mundo, e abre oportunidades de trabalho na área da tecnologia.

Muitos portugueses estão a olhar a app como uma carreira profissional de sucesso, inclusive para ter um contacto maior com iniciativas inovadoras. É isso que motiva a abertura de novas oportunidades, que começaram a surgir no ano passado e devem continuar durante os próximos meses de 2022 e também para o futuro.

Ler Mais