Timing: Turismo entre os sectores com mais trabalho temporário

Numa altura em que o trabalho temporário regista maior procura na área de Hotelaria e Turismo, Zolinda Debiez, directora de Recursos Humanos da Timing, reflecte sobre o estado actual do sector.

A Timing é uma empresa especializada em trabalho temporário e gestão de recursos humanos. Fundada em 2015, iniciou funções na região do Algarve e em Lisboa, mas actualmente detém delegações espalhadas por todo o país.

Numa altura em que o trabalho temporário regista maior procura na área do Turismo, Zolinda Debiez, directora de Recursos Humanos da Timing reflecte sobre o estado actual do sector, as vantagens do regime para empresas e colaboradores e quais as competências mais procuradas. «O tipo de empresas/sectores que mais procuram trabalho temporário é transversal, podendo variar consoante o tipo de negócio, a zona geográfica e época do ano, assim como as tendências de mercado. Contudo, podemos dizer que, neste momento, a área de Hotelaria e Turismo é um dos sectores que mais procura trabalhadores temporários, especialmente no Algarve», observa.

Tendo em conta que o Verão traz diversos desafios na contratação de recursos qualificados, as empresas de trabalho temporário vêem o seu trabalho ser ainda mais valorizado: «As vantagens prendem-se com o facto de as empresas poderem suprimir as necessidades temporárias com uma maior flexibilidade e num curto espaço de tempo, ajudando-as a colmatar picos de procura, assim como a escassez de perfis especializados», sublinha Zolinda Debiez. Apesar de as competências técnicas serem as mais procuradas, a verdade é que outras skills passaram a assumir um papel preponderante. Para a directora de Recursos Humanos, «a capacidade de adaptação à mudança, a proactividade e a flexibilidade que os recursos demonstram são uma mais-valia para as empresas».

Também do lado das organizações, a experiência de recorrer a empresas de trabalho temporário pode significar não só o colmatar das necessidades do momento, mas também a contratação a longo termo desses colaboradores. «Existe uma elevada percentagem de integração nas empresas utilizadoras», admite Zolinda Debiez, sublinhando, no entanto, que «esta necessidade dependerá da necessidade da empresa, mas o que muitas vezes sucede é que quando existe uma necessidade interna, a empresa convida os trabalhadores temporários a integrarem os seus quadros no fim do contrato temporário, possibilitando um emprego de carácter mais permanente».

 

Uma oportunidade para os colaboradores
Para os colaboradores, o regime de trabalho temporário oferece uma entrada no mercado de trabalho, seja porque o candidato está desempregado ou à procura do primeiro emprego, permitindo, ao mesmo tempo, alargar a rede de contactos e desenvolver novas competências e oportunidades de crescimento profissional. Além disso, «existe a possibilidade de uma contratação temporária se converter numa permanente, uma vez que diversas experiências em diferentes empresas e sectores permitem a aquisição e desenvolvimento de várias competências», acrescenta a responsável. Nesse campo, a Timing proporciona formação específica, de forma a ajudar os trabalhadores temporários na aquisição de novas competências, revelando-se uma mais-valia para estes quando surgem oportunidades de trabalho. «Outra vantagem é a da integração de candidatos estrangeiros no mercado de trabalho português. A Timing surge aqui como uma facilitadora desta integração, permitindo colmatar a escassez de recursos especializados », adianta a profissional.

Acompanhando as necessidades do mercado e registando um aumento da procura de trabalho por colaboradores com perfis especializados, a Timing tem sentido um aumento da procura por parte de colaboradores estrangeiros: «Temos assistido a um crescimento exponencial de candidatos estrangeiros especializados que procuram uma oportunidade de integração no mercado de trabalho», conclui Zolinda Debiez.

 

Este artigo faz parte do Especial “Trabalho Temporário” na edição de Julho (n.º 151) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais