Topbrands investe em novas instalações na margem Sul e cria 50 empregos

A Topbrands vai investir seis milhões de euros na construção de novas instalações no Montijo, um projecto realizado em quatro fases e que vai permitir criar até 50 novos postos de trabalho, anunciou a empresa portuguesa.

«Com um total de 12 mil metros quadrados de área construída, as novas instalações representarão um aumento de 700% em relação aos 1.500 metros quadrados actuais das instalações da Topbrands no concelho da Moita», adianta a empresa portuguesa, em comunicado. No que toca à área de produção, esta irá passar de 500 metros quadrados para 2.000 metros quadrados.

Com mais de de cinco mil referências de produtos, a Topbrands dedica-se à produção de produtos adaptados às sazonalidades do ano, que vão desde brinquedos, decorações para festas, produtos para o lar, têxtil a mobiliário para jardim, e que estão presentes em várias cadeias de retalho.

A construção das novas instalações vai ser dividida em quatro fases «ao longo dos próximos cinco anos», sendo que a primeira arranca ainda este ano e «deverá estar concluída até ao próximo verão, permitindo que a mudança gradual para as novas estruturas comece ainda em 2024», indica a Topbrands, em comunicado.

A empresa conta actualmente com 35 trabalhadores, mas com a mudança da Moita para o Montijo, ambas no distrito de Setúbal, prevê criar «até 50 novos postos de trabalho directos em diversas áreas», nomeadamente Operação, Gestão de Produtos, Qualidade, Key Account e TI/Desenvolvimento de Software, o que irá permitir expandir a equipa para um total de 85 trabalhadores.

Segundo a empresa, este projecto «reflecte o crescimento da empresa de brinquedos, puericultura, churrasco e outdoor living, além do compromisso com a sustentabilidade e inovação».

Nesse sentido, as novas instalações serão equipadas com painéis solares e o «edifício será energeticamente eficiente tanto do ponto de vista eléctrico quanto térmico, contribuindo para a redução da pegada ambiental da empresa». Vai também contar com cerca de 15 mil metros quadrados de espaços verdes exteriores, que vão «incluir áreas de lazer e actividade física».

No primeiro semestre, a Topbrands facturou três milhões de euros e espera fechar o ano com um volume de negócios de 10 milhões de euros, depois de ter uma facturação de 6,9 milhões de euros em 2023. Segundo o CEO, o objectivo é alcançar os 20 milhões de euros de vendas em 2026, à boleia da expansão internacional.

Além de Portugal, a empresa portuguesa tem presença em Angola e está em negociações para entrar no mercado polaco ainda este ano. Já a médio prazo tem no radar Marrocos, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Chipre e Moçambique.

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