Três dicas para um Outsourcing eficaz

Com a tecnologia em rápida mudança, as empresas procuram formas de tornar os seus processos empresariais mais eficientes. Uma estratégia que pode ajudar a poupar dinheiro e tempo é o Outsourcing.

 

O Outsourcing envolve entregar operações comerciais a terceiros, que se espera tenham mais experiência e recursos. Ao subcontratar, antes de mais é fundamental assegurar que o parceiro escolhido vai satisfazer os requisitos pretendidos.

Partindo deste pressuposto, há várias vantagens de que uma empresa pode usufruir ao subcontratar alguns dos seus processos empresariais. Entre as principais vantagens está a redução de custos e o aumento da velocidade e eficiência dos processos empresariais, principalmente os que podem ser demasiado difíceis ou demorados para serem tratados pelo pessoal interno.

Uma vez que os prestadores de serviços externos são mais experientes, eles utilizarão processos optimizados e ferramentas especializadas, executando assim as tarefas mais rapidamente e de uma forma mais eficiente. A subcontratação também ajuda a empresa a dispor de mais flexibilidade nas suas operações e orçamento. A empresa tem tempo para se concentrar nos seus bastiões de negócio enquanto passa tarefas não essenciais para os parceiros de outsourcing. Além disso, é uma boa maneira de expandir a presença global e alcançar clientes internacionais.

 

Eis três dicas para uma subocontratação eficaz dos processos empresariais

1.Envolver a equipa executiva
Para que a relação de Outsourcing seja bem-sucedida, envolvam a equipa de gestão ou a direcção. É essencial que a gestão inclua o seu pessoal na tomada de decisões e explique os benefícios do Outsourcing. O outsourcing minimiza custos. Além disso, ajuda a cumprir a visão e os objectivos pretendidos pela empresa, como aumentar a produtividade. Assim que compreender os benefícios do outsourcing, a equipa executiva provavelmente apoiará a decisão de subcontratar.

 

2. Definir os objectivos com antecedência
Antes de subcontratarem e trazerem outra empresa a bordo, têm de definir os vossos objectivos. Façam um mapa dos objectivos a longo prazo e financeiros pois, uma vez definidos, estarão em melhor posição para os alinhar com o plano de Outsourcing. Irá também ajudar a escolherem os parceiros mais viáveis, que tenham os requisitos de que a vossa empresa necessita.

 

3. Nunca renunciar à qualidade
Antes de escolherem um prestador de serviços, demorem algum tempo a pesquisar várias opções e a fazer uma análise comparativa. Optem por um prestador de serviços que tenha alguma experiência nas tarefas que pretendem subcontratar.

Isto é particularmente importante quando subcontratarem tarefas complexas que necessitam de um prestador de serviços experiente. Verifiquem sempre os antecedentes de diversas empresas potenciais e façam a selecção com base nos vossos requisitos. Assegurem-se de que completaram outros projectos que satisfizeram os seus clientes.

O Outsourcing é uma excelente ferramenta, se for correctamente empregada. Para assegurar o sucesso desta aposta, ter em conta os factores enunciados é meio caminho andado.

 

Fonte: Forbes, de autoria de Alfredo Atanacio, fundador da UassistME.CO

Ler Mais