Três formas de reforçar a cultura da empresa através de eventos internos
Os eventos internos reflectem a cultura de uma empresa e afectam a sua percepção dos colaboradores, com impacto significativo nas taxas de retenção, nos custos de onboarding e, em última análise, no ROI.
Um recente relatório da EventMB, quase 64% dos inquiridos concordaram que os eventos internos ajudam a reter os colaboradores. Num inquérito da Verizon, 92% dos inquiridos admitiram que as reuniões são uma excelente oportunidade para dar contributos e um factor-chave na sua satisfação profissional; e mais de dois terços consideraram as reuniões internas extremamente ou muito produtivas.
Assim, é vital que as organizações planeiem eventos internos de forma estratégica e compreendam o seu potencial impacto na cultura da empresa.
Eis três formas de o conseguir:
Assegurar o apoio de cima para baixo da liderança
Certos eventos internos são intrinsecamente mais exclusivos e servem a liderança da empresa. Proporcionam a oportunidade para os executivos se juntarem, trocar ideias e elaborar estratégias. A cultura é um aspecto-chave da direcção da empresa e os retiros também dão aos líderes uma oportunidade de decidir como deve ser transmitida aos colaboradores.
Quatro melhores práticas para retiros de executivos
1. Compreenda as necessidades/ objectivos do promotor da reunião
Deve prestar-se particular atenção em eventos de alto nível, que correm frequentemente o risco de se apoiar demasiado no lazer. Certifique-se de que estão alinhados e de que consegue os resultados esperados.
2. Faça uma utilização criativa do local
Os retiros executivos ocorrem em locais que permitem maior criatividade do que a sala de reuniões do escritório. Tente encontrar formas de encorajar tanto a produtividade como o relaxamento. Se for necessária uma sala de reuniões, dê prioridade à luz natural e a espaços mais peculiares ou interessantes.
3. Envie materiais relevantes com antecedência, sempre que possível
Os retiros não duram mais de dois, três dias, por isso, é importante que os executivos aproveitem ao máximo o seu tempo juntos. Se houver algum material ou informação de base que possam consultar antecipadamente, não se esqueça de o partilhar antes.
4. Melhore as taxas de aceitação, alterando a forma como diz as coisas
Embora sejam oportunidades para a liderança se encontrar e discutir objectivos e iniciativas futuras, é importante ter também em conta o descanso. Preste atenção ao ritmo dos eventos e assegure que os executivos conseguem fazer um brainstorming e processar informação de forma eficaz.
Incentivar a colaboração e o feedback
As reuniões ao nível da empresa são uma óptima forma de promover a cultura da organização e incluem outros eventos, como os de formação de equipas, para encorajar a interacção e o envolvimento entre colaboradores.
Estes eventos também permitem à liderança recolher feedback através de inquéritos ou outras ferramentas úteis, para ver de que forma os colaboradores encaram a cultura e que melhorias são necessárias.
Quatro melhores práticas para reuniões ao nível da empresa
1. Certifique-se de que os oradores sabem como envolver os participantes
Um dos objectivos destas reuniões é partilhar informação. Informe os oradores sobre a melhor forma de manter as apresentações sucintas e apelativas.
2. Planeie pausas suficientes
Tal como nas reuniões de liderança, é importante proporcionar aos participantes algum tempo de pausa para absorverem e processarem o que estão a aprender. Tente manter os segmentos de apresentação curtos e planeie pausas regulares.
3. Utilize ferramentas de interactividade
Encorajar a interacção do público é uma óptima forma de manter os colaboradores envolvidos. Sondagens ao vivo, períodos de perguntas e respostas, e gamificação são formas de fazer com que se envolvam e reforçam a colaboração e a ligação de equipa.
4. Seleccione os membros do painel que representam/reflectem o público
Os eventos ao nível da empresa incluem colaboradores de diferentes departamentos e funções. É importante ter isto em conta ao determinar as interrupções do evento e os membros do painel e oradores que os conduzem, para garantir que todos se sentem representados e tiram o máximo partido do evento.
Reforçar a motivação dos colaboradores
Utilizar os eventos como um método de recompensar e motivar os colaboradores é outra forma de definir a cultura da empresa. Estes podem incluir cerimónias de prémios, reconhecimento de colaboradores, ou viagens e programas de incentivo. Os colaboradores valorizados são mais propensos a sentir-se satisfeitos com o seu trabalho, e os colaboradores motivados criam uma cultura empresarial positiva e enérgica.
As viagens de incentivo são uma recompensa aliciante e permitem o desenvolvimento pessoal através de diferentes experiências e situações culturais.
Quatro melhores práticas para eventos de incentivo
1. Defina o(s) seu(s) objectivo(s)
Embora uma viagem de incentivo vise proporcionar uma experiência divertida para os vencedores, continua a ser um evento de negócios e deve, portanto, ser planeada com objectivos empresariais específicos e mensuráveis.
2. Comunique claramente o programa e as expectativas
Se decidiu organizar um programa de incentivos, certifique-se de informar claramente os colaboradores sobre os pormenores e expectativas. Devem estar cientes de prazos, indicadores de desempenho e reconhecimento associado ou recompensas gerais.
3. Adapte o programa aos participantes
Após determinar os qualificados, tente tornar o programa tão relevante quanto possível. Isto também significa prestar atenção às suas necessidades específicas, locais e actividades.
4. Ligue o programa à missão/valores
O objectivo global é motivar os colaboradores e promover uma cultura positiva da empresa onde se sintam valorizados. Por isso, deve sempre tentar relacionar o programa com a missão da empresa, para que se lembrem que é um evento corporativo e se sintam mais inspiradas quandoem voltar ao trabalho.
Fonte: EventManagerBlog.com