Três sinais que indicam que é um líder nato

Está sempre disposto a ouvir, não toma decisões só porque parecem bem e vibra com as vitórias da equipa ou faz de conta que não é nada consigo quando algo corre mal e utiliza a sua posição para que as coisas se façam? Segundo os especialistas, se a sua resposta é a primeira, nasceu para liderar.

 

Há uma série de competências que os líderes natos dominam. Com isso em mente,  a revista de negócios norte-americana “Inc.” compilou três características que distinguem um líder:

1- Cultivam uma missão. Os melhores sabem exactamente para onde ir e como lá chegar. Daniela Perdomo, co-fundadora e CEO da startup goTenna, acredita firmemente que o sucesso de uma empresa depende de uma cultura com uma missão forte e alinhada com os objectivos dos seus clientes.

2- Têm os melhores junto a si.Todos os líderes de sucesso sabem perfeitamente que ninguém nasceu com respostas para tudo, reconhecem a importância de uma equipa forte e sabem tirar partido do melhor de cada um. «Em muitos casos, os líderes precisam de tomar decisões em segundos, com pouco tempo para ‘fazer os seus trabalhos de casa’», mas tendo por perto «pessoas de confiança, dispostos, capazes de intervir e ajudar a montar as peças do puzzle, sentem-se mais confiantes nas suas decisões», diz Paul Jarman, CEO da NICE inContact.

3- São empáticos. A empatia faz parte da essência de um bom líder, como faz notar Will Bartholomew, CEO e fundador da D1 Training. Os melhores na arte de liderar dão-se a conhecer e têm consciência de que alguém que queira liderar de forma eficaz tem de estar próximo da sua equipa, quer seja para motivar, ouvir ou gerir conflitos. «Quando encorajamos um ambiente empático, estamos a promover a compreensão de outros pontos de vista», defende Bartholomew, sublinhando que este é um ensinamento que traz desde os tempos da universidade. «Tive um treinador que não me quis passar a bola e isso criou em mim uma frustração, simplemente porque não quis saber o porquê. Depois disso, falei com o meu pai, que me disse para pedir-lhe feedback. Foi o que fiz e daí resultou uma das conversas mais produtivas que tive», conta.

Ler Mais