Tudo está a mudar! E as pessoas?

Por Ricardo Florêncio

Esta edição da Human Resources apresenta como tema principal a análise e o rescaldo da XXX Conferência Human Resources, realizada no passado dia 23 de Outubro, no Museu do Oriente, em Lisboa, sob o tema “Algoritmos e Afectos: a nova Era na Gestão de Pessoas”.

Uma conferência muito interessante – e muito importante –, onde foram apresentadas e discutidas algumas das situações que estão a acontecer nas empresas, e de que muitas vezes não nos apercebemos na sua globalidade, atendendo ao turbilhão do nosso dia-a-dia.

Tudo está a mudar: no modo como se trabalha, no modo como as empresas e instituições se organizaram, no que se trabalha, como nos relacionamos… E todos, sem excepção, vão perceber, mais cedo ou mais tarde, que vão ser obrigados a sair da sua zona de conforto, que vão ter de deixar de trabalhar do modo a que estavam habituados: seja porque o trabalho que faziam deixou de fazer sentido, ou porque a inteligência artificial o faz melhor e mais rápido, ou porque o ajuda a trabalhar de um modo diferente, ou porque as exigências passaram a ser outras, ou… um rol infindável de outras situações.

Mas todas as empresas e organizações vão continuar a precisar de pessoas. E, noutra vertente, outros trabalhos, outras profissões, estão a nascer, para as quais são precisas pessoas. Por outro lado, continuam a existir muitas funções que não podem ser executadas por máquinas, em que as pessoas são – e vão continuar a ser – fundamentais,

A componente humana, os “afectos”, vão continuar a marcar a diferenciação e o sucesso das empresas.

A grande questão é se as pessoas estão disponíveis e interessadas em fazer este ciclo, de reiniciação ou adaptação da sua carreira, do seu trajecto profissional, das suas funções, das suas competências, evoluindo a par desta nova realidade.

E esta evolução/revolução do trabalho ainda torna mais interessante a discussão que está a ter lugar sobre a legislação laboral. Porque a que hoje está em vigor está totalmente obsoleta e desadequada da realidade actual.

Por isto tudo, aconselho a lerem este resumo da Conferência, que é apresentada nesta edição, com as perspectivas dos especialistas que estão a liderar, mas também a viver “no momento”, todas estas transformações.

Editorial publicado na revista Human Resources nº 179, de Novembro de 2025

Ler Mais