Uma boa postura no trabalho é fundamental para evitar riscos. Saiba os cuidados a ter

Não estar atento aos pequenos hábitos do dia-a-dia pode ser bastante prejudicial para a saúde e bem-estar. Melhorar a postura no trabalho, por exemplo, faz toda a diferença evitando problemas de coluna, dores nas costas e nos ombros.

 

As horas sentadas em frente ao computador podem prejudicar a saúde e o rendimento. É essencial encontrar maneiras de se prevenir os riscos ocasionados pela má postura.

1. Fique atento à sua maneira de sentar
Se passa a maior parte do dia sentado, seja no trabalho, às refeições, no carro ou nos transportes públicos, o mais importante é que preste bastante atenção à maneira como se senta. Uma postura melhor reduz significativamente os impactos negativos causados pelo hábito de passar muitas horas na mesma posição.

Por isso, procure manter a coluna sempre direita, com o tronco junto ao encosto da cadeira. Os cotovelos devem ficar próximos ao corpo, os joelhos dobrados num ângulo de 90º, com as coxas apoiadas no assento e sem cruzar os pés.

Outra dica importante é que o monitor esteja na altura dos olhos, sem que haja necessidade de mover constantemente o pescoço, forçando a coluna cervical. Se for necessário, utilize um suporte para o elevar.

2. Ajuste a sua cadeira
Para melhorar a postura no trabalho é ideal que você adapte a sua cadeira de acordo com as suas características físicas. Infelizmente, nem todos os ambientes profissionais possuem móveis adequados, mas uma boa cadeira deve ser estofada com espuma de alta densidade e possuir sistema de ajuste de altura e inclinação.

Deve regular a altura de acordo com a mesa, manter o encosto direiro e não deitado, além de ajustar o apoio dos braços para reduzir os riscos de lesões por esforços repetitivos. Quando for preciso, utilize também acessórios como almofadas, para garantir maior conforto.

3. Faça pequenas pausas
Se ficar sentado durante muito tempo vai começar a sentir algumas dores, mesmo que esteja com a postura correcta. Procure fazer pausas frequentemente para movimentar o corpo e activar a circulação sanguínea.

4. Alongue-se
Alongar o corpo diariamente também fará diferença na sua flexibilidade, relaxando e diminuindo a tensão dos músculos. Se  não possui uma rotina de actividades físicas, faça pelo menos algumas repetições de exercícios simples e rápidos de alongamento antes de começar o dia ou no intervalo entre uma tarefa e outra.

5. Invista numa boa massagem
Uma rotina atarefada e cansativos dias de trabalho fazem com que se acumule tensão, sobretudo nas costas e nos ombros. Com o tempo, isso pode atrapalhar a realização de actividades quotidianas e, além da má postura, pode gerar outros problemas de saúde. As massagens são capazes de aumentar a disposição e a qualidade de vida, além de reduzir o stress.

Ler Mais