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Uma em cada duas mulheres quer montar um negócio próprio
O estudo Private Business Study, desenvolvido pela Metro em 10 países, conclui que aproximadamente uma em cada duas mulheres manifesta o desejo de iniciar o seu negócio próprio (45%), mas que apenas 12% acreditam que vão realizar essa ambição.
Através do estudo, apurou-se ainda que as mulheres enfrentam a nível global diferentes obstáculos ao iniciar um negócio, entre os quais a falta de apoio financeiro (49%), a situação económica em geral do seu país (43%), carga tributária (29%), bem como a burocracia (28%) e falta de informação e conselhos (16%).
Em Portugal, 54% das mulheres manifesta o desejo de iniciar um negócio independente e 43% afirma que gostaria de abrir um negócio próprio, uma vez que desta forma poderiam desenvolver uma actividade profissional de acordo com aquilo que realmente é a sua paixão.
As principais razões apontadas sobre o que leva as mulheres a criar o seu próprio negócio, são o facto das inquiridas terem em boa conta a ideia de serem os seus próprios chefes (33%) e sensação de satisfação por ter um negócio criado por iniciativa própria (38%).
Quanto a barreiras, os maiores factores de retracção são a falta de apoio financeiro (56%) a situação económica do país (53%) e a burocracia (43%), seguidas da existências de muitas taxas de impostos (36%) e falta de aconselhamentos (16%). Mesmo com estes entraves, 17% das inquiridas referem que vão iniciar um negócio num futuro próximo, ligeiramente acima da média global (13%) e colocando Portugal em 2.ª posição no ranking, apenas atrás da China.
Os estereótipos ainda enfrentados
Mais de metade (56%) das mulheres empresárias ainda temem ser tratadas de forma injusta nos negócios, porque pode ser assumido que não possuem conhecimento aceitável, não sendo suficientemente resistentes.
Em Portugal, 83% afirma que deveriam existir programas governamentais que incentivem e apoiem as mulheres a criar negócios próprios. Mas apenas 8% afirma que é mais difícil para as mulheres terem sucesso no negócio próprio, a percentagem mais baixa dos dez países presentes no estudo.
Para este estudo, foram entrevistadas 10 mil pessoas em Portugal, Alemanha, França, Holanda, Itália, República Checa, Roménia, Turquia, Rússia e China. Estas conclusões foram anunciadas no âmbito do dia do negócio próprio da METRO, um evento global realizado anualmente na segunda terça-feira de Outubro.
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