Uma vantagem competitiva

Clara Trindade, directora de Recursos Humanos da L’Oréal, defende que «num mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, com um desemprego cada vez menor e uma pressão maior nos salários, as empresas com um propósito claro e atractivo terão uma forte vantagem competitiva de sucesso». Leia a sua análise aos resultados da XXVII edição do Barómetro Human Resources.

 

«Porque nos levantamos todos os dias para vir trabalhar para a L’Oréal? E porque outros deveriam querer fazê-lo também? Esta é uma questão que empresas e colaboradores se colocam e que 82% dos respondentes do barómetro afirmam que a sua empresa tem claro – o seu propósito! Nós acreditamos que a beleza pode mudar vidas, permitindo que cada um expresse a sua personalidade, ganhe auto-confiança e se abra aos outros. E não temos dúvidas que ter um propósito, além de visão, missão e valores, é muito importante, tal como 73% dos inquiridos. Um trabalho com propósito faz parte da vida das pessoas felizes que, consequentemente, são mais produtivas já que estão satisfeitas com o seu trabalho. Num mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, com um desemprego cada vez menor e uma pressão maior nos salários, as empresas com um propósito claro e atractivo terão uma forte vantagem competitiva de sucesso! Quanto a diferentes gerações, serão estas mobilizadas por diferentes propósitos? Penso que todos concordamos que alguns dos aspectos do trabalho que são mais valorizados são diferentes, mas e o propósito? 77% dos participantes do barómetro acredita que sim. Propósitos à parte, é certo que alguns estudos demonstram que os mais novos pedem “mais significado” (perceberem que o seu trabalho tem impacto) enquanto que os mais seniores procuram “mais identidade” (perceberem que fazem o trabalho do princípio ao fim e que este se tornou numa marca pessoal)!»

Este testemunho foi publicado na edição de Setembro da Human Resources, no âmbito do XXVII Barómetro.

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